Pular para o conteúdo principal

Conheça o projeto ''bunekas''


Olá querido Leitor!
É com muita alegria que venho escrever este post, para poder contar sobre esse projeto lindo que estou participando, onde eu e todos os envolvidos já estão sendo recompensados com o sorriso e a grande felicidade de muitas crianças da Africa.




COMO COMEÇOU
A ideia nasceu dentro da minha família, através de uma prima, a Michele, que ficou muito sensibilizada quando soube do modo de vida que as mulheres e crianças levavam na Africa. E foi então, que através de uma boneca, ela conseguiu enxergar um meio de transformar a vida dessas pessoas.

Michele, é psicóloga, e através da boneca viu uma maneira de resgatar a autoestima das mulheres negras da Africa, principalmente das crianças, em um lugar onde não há saneamento básico, energia elétrica, emprego, e ainda são fortemente hostilizadas por um padrão de beleza exigido pelo mundo.

Michele

Segundo a Michele, a criança que tem o contato com a boneca, se auto-identifica através da mesma cor de pele, o mesmo tipo de cabelo, e até mesmo o tipo de roupa e sapato.

Dessa forma, faz do projeto ter o objetivo principal de resgatar a auto-estima das crianças e também dessas mulheres, fazendo-as enxergar sua linda essência.





OFICINA DE BONECAS
A primeira oficina aconteceu em Ourinhos, interior de São Paulo (minha cidade), e hoje já se estendeu por várias e várias cidades do Brasil tendo no total de 20 grupos.

Nas oficinas, é mostrado todos os detalhes da história, do objetivo do projeto e de principalmente, de como fazer as bonecas. Também é passado toda a instrução do passo a passo das bonecas, e também de cada detalhe que a compõe, que é extremamente importante para o conhecimento de quem quer ajudar.

A primeira oficina ocorrida em Ourinhos-SP

Oficina semanal na casa de uma das minhas tias

Oficina ocorrida em Anápolis-Goiás

Oficina ocorrida em Ourinhos-SP 



COMO É FEITA A ENTREGA DAS BONECAS?
A entrega é feita através de missionários e Ongs, onde através de suas idas para Africa, levam malas cheias de bonecas para a fazer a distribuição.

A entrega não é feita para qualquer criança, pois para acontecer o autoconhecimento é preciso que a criança possua pelo menos o essencial para viver, que é a refeição diária, atendimento médico, e higiene.

Essas crianças geralmente são acompanhadas por alguma organização, onde, recebem essa assistência. Muitas crianças ficam nas ruas, abandonadas, passam fome e estão debilitadas, dessa forma, são incapazes de se identificarem com a boneca.




CURIOSIDADES QUE ACOMPANHAM AS BUNEKAS
A criança não recebe só uma boneca, mas sim, um ''pacotinho'' recheado de amor que vem de cada um que ajuda o projeto.

Além da boneca as crianças recebem um tipo de kit, contendo um vestido, uma tiara e calcinhas. E isso tem como objetivo abordar sobre o abuso sexual e tratar os traumas dessas crianças.


Para estimular a memória olfativa da criança, após a confecção da buneka é borrifado o óleo essencial de bergamota que tem efeito antidepressivo e repelente.


Não é atoa que o vestido da buneka tem um bolsinho, e nele vai uma mensagem escrita em crioulo (idioma falado por eles) com a seguinte expressão: "Be sedu bunitu di mas." que na tradução em português significa ''Você é linda!''



E OS MENINOS?
Não pense que eles ficam de fora, pelo contrário, recebem toda atenção e carinho dos voluntários das organizações, onde, recebem brinquedos, bolas, roupas e muito mais.

Já estão sendo feito possíveis projetos dos bunekos para serem entregues a eles também.



COMO AJUDAR?
Se você deseja ajudar a fazer as bonecas, é extremamente importante que você participe das oficinas, por se tratar de um projeto envolvendo a psicologia e resgate da autoestima dessas pessoas, pois a boneca, segue um padrão de cor de boca, tecido, expressão facial que irá interferir diretamente no auto-reconhecimento.

Esse Trabalho é totalmente voluntário, e os materiais são de doações dos próprios participantes, de empresas de aviamentos/tecidos, e de pessoas que não podem ajudar na confecção das bonecas mas sim, com a doação de materiais.

Cada grupo ou pessoa voluntária, faz uma parte do processo, como só o cabelo, ou só o vestido por exemplo, e dessa forma, faz a montagem da boneca render muito mais.

NÃO é aceito doações em dinheiro, e sim, somente de materiais necessários para a confecção da boneca.

Materiais:
  • Plumante (para enchimento)
  • Tecido ''meia malha'' marrom (corpo da boneca)
  • Feltro rosa (boca) 
  • Feltro preto (cabelo) 
  • Feltro colorido/estampado (sapatos) 
  • Tecido tricoline estampado (para vestido e turbante do cabelo) 
  • Miçangas pretas e peroladas (para olhos e brincos)
As doações são feitas diretamente para a Michele, e para mais informações é só mandar um e-mail no projetobunekas@yahoo.com

ACOMPANHE O PROJETO NAS REDES SOCIAIS e lá você ficara por dentro de cada novidade :)

Instagram: @projetobunekas
Facebook: www.facebook.com.br/projetobunekas

---------------------------------------------------------------------------------------------------

Há um certo tempo, senti no coração a vontade de fazer um trabalho voluntário envolvendo a costura, e então surgiu essa benção de Deus dentro da minha família. É maravilhoso a união que está gerando esse projeto tanto na família quanto em diversas cidades do Brasil, e de principalmente de poder ajudar de alguma forma um povo tão sofrido. Deus é amor, e é por isso que ele está no comando de TUDO, principalmente desse projeto, nos capacitando, nos ensinando, e mostrando que o que se vê é passageiro, mas o que se sente é eterno. <3

Com carinho,
Patria.

💗🌹🌸🌷♥🌟✨💜💟💙

Comentários

  1. Que lindo, é de se emocionar diante de toda essa história , cada foto passa um filme dentro da minha cabeça, que experiencia , que projeto...Deus é lindo ..<3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Tati! Esse projeto é coisa de Deus, pois, é muito gratificante poder ajudar e saber que uma criança ficará feliz com seu trabalho. O mundo precisa de mais amor, em meio a tanta destruição. Jesus nos deixou o amor, e a gente precisa compartilhar ele. Beijos querida =*

      Excluir
  2. Muito Lindo o trabalho de vcs, Lindo e inspirador!!! Deus continue Abençoando grandemente a vida de vcs e dando sabedoria para ultrapassarem as barreiras q porventura surgirem!!! Amor vcs tem de Sobra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Lu! que bom que gostou, e realmente esse projeto encanta a gente, é muito emocionante quando são passadas a nós as fotos e vídeos da entrega das bonecas, é algo inexplicável quando se vê. O mundo precisa de mais amor, tem muita gente precisando dele ): Beijos querida e obrigada por comentar ♥

      Excluir
  3. amei o projeto!!!gostaria muito de participar!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Michele! entre em contato com o projeto e veja se sua cidade tem oficina :) Beijos ♥

      Excluir
  4. Elvira. M.Facubndes Battagini2 de maio de 2018 às 19:12

    Olá Patricia, estou de olho neste projeto já faz algum tempo, até enviei um e-mail para Michele e aguardando resposta. Amei tudo que de vocês e estou pronta para ajudar nesta bunekas.. Quero fazer vestidinhos, tenho tecido bastante., só que não sei onde fica em são Paulo.Se puder me passar um contato vou ficar muti feliz, Há! deixa te contar. Estou fazendo vestidos para as crianças da Africa. . O projeto: Litlle Dresses for Africa/Brasil. e Vestidos de Algodão para as meninas do Sertão. (Brasil ) estou muito feliz por isso.Beijo carinhoso para vocês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Elvira! ual mesmo? que demais saber disso e espero que a Michele tenha te respondido, mas tem a página do face que é ''Projeto bunekas'' e também o instatram @projetobunekas, lá vc também pode entrar em contato. Se eu não me engano, em São Paulo tem uma reunião toda semana na IBAB, igreja batista da água branca... mas pergunta certinho lá que eles vão te explicar melhor!
      Parabéns pela iniciativa, pois ajudar os outros é um dos sentidos da vida!
      Beijo grande querida e que Deus lhe abençoe infinitamente :*

      Excluir
  5. Olá, tomei conhecimento do projeto e me interessei muito em ajudar. tenho um grupo de amigas que tbm estão dispostas. Estou em Barueri - SP e gostaria de saber como podemos participar. Tenho inclusive um espaço para a confecção.

    ResponderExcluir
  6. Olá! Boa tarde! Vi a reportagem na Record News e achei lindo esse trabalho! Gostaria de participar mais não sei se na minha cidade tem. Tenho um espaço bom aqui em minha casa.Queria saber o que tenho que fazer e o que é preciso para participar. Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii! que ótimo saber que também quer participar, mas faz assim mande um e-mail para projetobunekas@yahoo.com e eles irão te orientar melhor, ou acompanhe o projeto pelas redes sociais :) beijos ♥

      Excluir
  7. Oi Patricia,boa noite!
    Quando eu vi essa reportagem sobre as Bunekas eu ja fiquei entusiasmada em fazer parte desse projeto.
    Moro em São Paulo no alto de Santana,portanto gostaria de saber se há algum grupo por bairros próximos.
    Agradeço antecipadamente.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiii, tudo bem? que ótimo saber disso!
      Então, pelo que sei, em São Paulo toda semana tem reunião das bunekeiras na IBAB da água branca se eu não me engano, mas siga as redes sociais, que eles sempre postam os lugares das oficinas :)

      Grande beijo e agradeço o contato ♥

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como saber o quanto de tecido que devo comprar?

Saber a metragem de tecido exata ou aproximada para seu tipo de projeto, além de evitar desperdícios, fará você economizar na hora da compra. Infelizmente não existe uma metragem exata para cada tipo de roupa ou projeto de costura, isso porquê, se nota quando vamos comprar uma roupa e quando experimentamos vários tamanhos de várias marcas , vemos que, o tamanho P de uma marca é o M da outra, e assim por diante... E isso tem tudo a ver com a metragem de tecido, pois, como não há um padrão de medida seguido pelas confecções, a solução é partir para um cálculo da metragem do tecido. Esse cálculo pode parecer confuso, mas não é. Você só vai utilizar contas de soma , multiplicação e em alguns casos divisão , tranquilo em?! Antes do cálculo, MUITA ATENÇÃO: * Tudo depende do modelo que você vai fazer, pois para cada modelo existe um cálculo diferente. * Sabendo o modelo, vem a escolha do tipo de tecido . Tecidos com elastano como a malha , viscose , viscolycra e ent

Como colocar agulha na maquina de costura doméstica

Aprenda comigo a como colocar a agulha na sua máquina de costura doméstica e saiba da sua importância na costura. Existe vários tipos de agulha de máquina , e para cada máquina há uma maneira certa de se colocar. Infelizmente, não há uma forma única de colocação em todas as máquinas, como também não há um tipo só de agulha para elas. Por isso, é muito importante você que é iniciante na costura saber a colocação correta da agulha, pois, dessa forma irá evitar problemas na costura e na sua máquina. Cava da agulha Antes de colocar a agulha, você deve antes de tudo identificar a cava dela, que nada mais é, uma pequena elevação presente no corpo da agulha. E é através da cava que sabemos a posição certa de se encaixar a agulha. Na máquina de costura doméstica, a cava da agulha sempre deve ficar virada para trás , o que vai ser igual para as máquinas overlock, interlock e galoneira. Retirando a agulha A barra da agulha possui um parafuso que serve para firmar e

Como fazer roupinha para cachorro ( molde + costura )

Aprenda nesse post a como fazer uma roupinha bem quentinha para seu cãozinho com o passo a passo do molde e também de costura. Esse modelo de roupinha é bem comum e de ver, simples de fazer e é uma ótima opção para deixar seu pet aquecido nos dias mais frios. 🐕🐶 MOLDE E vamos ao molde 🤗 Abaixo você vai encontrar duas opções, fazer o passo a passo de molde e imprimir o molde pronto em PDF, por isso, leia com atenção as instruções a seguir. MOLDE PRONTO EM PDF Para presentear vocês, disponibilizei recentemente vários tamanhos do molde da roupinha pet e eu espero muito que vocês aproveitem e também compartilhe esse post que está repleto de detalhes e aprendizados ♥ Bom, como achar o tamanho do meu pet na tabela? 1. Passe a fita em volta do pescoço do seu cachorro, e a medida que der, divida por 2. O resultado dessa conta é o valor APROXIMADO que você vai encontrar na tabela, na coluna de ''1/2 da circunferência do pescoço''. Importante: Essa tabela foi atualizada e pos