Pular para o conteúdo principal

Tipos de pé calcador

Conheça os mais variados tipos de pé calcador e saiba quando usa-los!

Eles são mais conhecidos como ''pézinho'', ''pé de máquina'' ou ''sapatilha'' mas o nome técnico é pé calcador. O pé calcador dá firmeza no tecido durante a costura, e também serve como guia para se obter uma costura mais retinha.

O pé calcador se localiza na ''barra do pé calcador'', um local da máquina próximo da agulha, sendo preso por um parafuso ou por encaixe. Isso varia muito de máquina para máquina.

Hoje em dia, existe uma infinidade deles com as mais variadas funções para fazer aplicações e acabamentos em diversos tipos de tecidos.

Pé calcadores essenciais
Geralmente eles acompanham as máquinas domésticas, e são eles: zíper comum, zíper invisível, para costura reta e ziguezague e para caseado de botão. E se você tem máquina doméstica, eles não podem faltar de jeito nenhum!

Cuidados durante a compra
Analise bem o encaixe do pé calcador da sua máquina, pois, nem todos são compatíveis. Alguns são ideais para máquinas domésticas e outros para máquinas industriais. Uns são encaixados por parafuso e outros por pressão, então tome cuidado com kits de pé caladores que você encontra na internet.

Tire suas dúvidas antes com o vendedor seja por internet ou por loja física, e veja se realmente compensa comprar o kit todo de pé calcadores, pois, muitos, você nem chegue a usar.

Abaixo, você vai ver uma lista com imagem e descrição de diversos tipos deles.

Comum com proteção
Esse pézinho é aquele comum para uso geral, o interessante nele é essa volta em arame que serve para proteger os dedos de serem atingidos pela agulha.

 Para reta industrial


Ponto ziguezague
Usado na máquina doméstica, ele serve para costurar o ponto ziguezague, e também podendo ser de uso geral.



Ponto decorativo
Especial para máquinas domésticas que possuem esse tipo de ponto, tendo um espaço mais largo para o movimento da agulha e do ponto.



Zíper comum
Serve para costurar zíper comum em diversos tipos de acabamentos e tecidos, chegando rente ao zíper e dando uma melhor fixação a ele.

Para reta industrial

 Para máquina doméstica

Zíper invisível
Especial para zíper invisível, tem um melhor alcance na costura, já que esse tipo de zíper requer um melhor cuidado e acabamento.

Com esse pézinho, há um encaixe nos ''dentes'' do zíper, onde a costura fica bem próxima a eles deixando-o invisível.

Para reta industrial

Casinhas de botão automático
Especial para máquinas domésticas que fazem o caseado automático (as famosas casinhas de botão). Com um suporte para encaixe do botão na parte de trás, o sensor da máquina ''lê'' o tamanho do botão, e em apenas um único passo realiza a costura.

 Para máquina doméstica eletrônica

Viés
Esse pé calcador é super bacana para poder aplicar o viés. Possui regulagem para o tamanho do viés, e em uma única costura, fixa os dois lados da dobra desse tipo de acabamento.

Mas deve ter atenção ao compra-lo, pois ele não encaixa em qualquer modelo de máquina doméstica, o que geralmente faz do seu encaixe ser sem parafuso.

Para máquinas domésticas

Barra de lenço
Ótimo para fazer aquelas bainhas estreitas em peças te tecido fino e delicado, sem a necessidade de alinhavar e marcar, a barra é formada sozinha, graças a seu perfeito encaixe.

autor da imagem desconhecido

Quilting livre
Com os dentes impelentes da máquina abaixados, é possível através desse pé calcador, fazer o quilting livre, que nada mais é, essa costura toda desenhada, vista muito em acolchoados, fronhas fofas e edredons. Porém, o quinting hoje é liberado para diversos tipos de trabalhos.

 Autor da imagem desconhecido

Pregas
É feito um encaixe do tecido no pé calcador, e ao costurar, o tecido desliza e vai formando as pregas, super bacana!

Imagem: Fadimex

Franzido
Tem a mesma ideia do pé calcador de fazer pregas, onde há um encaixe do tecido no pézinho e ao costurar vai deixando o tecido franzido.

Imagem: portal miudezas

Ultradeslizante (couro e plástico)
Ideal para costurar couro e plástico. Ele possui pequenas ''rodinhas'' que deslizam esses tipos de materiais, facilitando a costura.

Para reta industrial

Overlock
Especial para máquinas domésticas que possuem o ponto ziguezague ou tipo overlock.

Esse pézinho imita o trabalho que a máquina overlock faz, podendo alguns deles até cortar o tecido também. Com ele, o ponto ziguezague tem melhor alcance na lateral do tecido, o que faz o acabamento ser perfeito.

Imagem: Serv Mak

Miçangas, fitas e  lantejoulas 
Especial para costurar lantejoulas, fitas e miçangas, deixa o trabalho mais rápido e podendo tomar o lugar de borda-las à mão.

Imagem: Fadimex

Cordões e vivo
Existe também um pézinho para facilitar a aplicação de cordões e de vivo, onde com o perfeito encaixe, deixa muito mais pratica a costura com esse tipo de acabamento.


Imagem: Pevimaq

Bainha invisível 
Antes só era possível fazer barra com costura invisível à mão, mas, com esse pé calcador tudo mudou. Ótimo para barras em calça social, evitando que o ponto apareça.

Imagem: Milamak

E esses foram os pé calcadores que separei e que considero os mais usados e conhecidos mas, se você utiliza algum bem bacana e que não foi citado aqui, deixa nos comentários :)

Espero ter ajudado e que tenham gostado,

Com carinho,

Patria.

🌷🌷🌷

Comentários

  1. Respostas
    1. Oiii! fico feliz em poder ajudar e saber que gostou :) muito obrigada pelo retorno, beijos!

      Excluir
    2. Fantástico. Isso me incentivou a adquirir um kit de 42 peças de pés calcadores. Obrigado

      Excluir
    3. Oiii Walter! só tenha atenção e veja se eles são compatíveis com sua máquina :) abraços!!!

      Excluir
  2. Oi Patrícia, gostaria que me mandasse seu zap pois minha mãe comprou uma máquina e nela veio uns pezinhos e gostaria de saber para que serve alguns deles. Me manda seu zap por email por favor, segue o endereço biancafamero10@gmail.com OBRIGADA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Bianca, tudo bem? faz assim, me envia pelo e-mail pq é mais fácil eu responder por lá :) é patriadacostura@gmail.com fico no aguardo, beijos! :*

      Excluir
    2. Oi Patricia ! como é bom ter alguém que também gosta de dividir o que sabe.Gosto de ensinar tudo que sei. Você me ajudou muito. Obrigada e Deus te abençoe. Vamos falar muitas vezes viu ,beijos.

      Excluir
    3. Oiii Helenice, tudo bem? fico realizada e feliz em saber que pude ajudar e agradeço de coração pelo seu comentário! nos falaremos sim e que Deus te abençoe em dobro, beijos ♥

      Excluir
  3. Oi bom dia. Gostaria de saber se esse kit de calcadores. Da pra maquina de costura super elgin ziq zaq. Ela é antiga. Mas não sei se vai dar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiii! o ideal é vc ir até uma loja e explicar o modelo da sua máquina, pois, talvez alguns não encaixem... beijos

      Excluir
    2. Gostei muito, ajudou bastante, obrigada.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como saber o quanto de tecido que devo comprar?

Saber a metragem de tecido exata ou aproximada para seu tipo de projeto, além de evitar desperdícios, fará você economizar na hora da compra. Infelizmente não existe uma metragem exata para cada tipo de roupa ou projeto de costura, isso porquê, se nota quando vamos comprar uma roupa e quando experimentamos vários tamanhos de várias marcas , vemos que, o tamanho P de uma marca é o M da outra, e assim por diante... E isso tem tudo a ver com a metragem de tecido, pois, como não há um padrão de medida seguido pelas confecções, a solução é partir para um cálculo da metragem do tecido. Esse cálculo pode parecer confuso, mas não é. Você só vai utilizar contas de soma , multiplicação e em alguns casos divisão , tranquilo em?! Antes do cálculo, MUITA ATENÇÃO: * Tudo depende do modelo que você vai fazer, pois para cada modelo existe um cálculo diferente. * Sabendo o modelo, vem a escolha do tipo de tecido . Tecidos com elastano como a malha , viscose , viscolycra e ent

Como colocar agulha na maquina de costura doméstica

Aprenda comigo a como colocar a agulha na sua máquina de costura doméstica e saiba da sua importância na costura. Existe vários tipos de agulha de máquina , e para cada máquina há uma maneira certa de se colocar. Infelizmente, não há uma forma única de colocação em todas as máquinas, como também não há um tipo só de agulha para elas. Por isso, é muito importante você que é iniciante na costura saber a colocação correta da agulha, pois, dessa forma irá evitar problemas na costura e na sua máquina. Cava da agulha Antes de colocar a agulha, você deve antes de tudo identificar a cava dela, que nada mais é, uma pequena elevação presente no corpo da agulha. E é através da cava que sabemos a posição certa de se encaixar a agulha. Na máquina de costura doméstica, a cava da agulha sempre deve ficar virada para trás , o que vai ser igual para as máquinas overlock, interlock e galoneira. Retirando a agulha A barra da agulha possui um parafuso que serve para firmar e

Como fazer roupinha para cachorro ( molde + costura )

Aprenda nesse post a como fazer uma roupinha bem quentinha para seu cãozinho com o passo a passo do molde e também de costura. Esse modelo de roupinha é bem comum e de ver, simples de fazer e é uma ótima opção para deixar seu pet aquecido nos dias mais frios. 🐕🐶 MOLDE E vamos ao molde 🤗 Abaixo você vai encontrar duas opções, fazer o passo a passo de molde e imprimir o molde pronto em PDF, por isso, leia com atenção as instruções a seguir. MOLDE PRONTO EM PDF Para presentear vocês, disponibilizei recentemente vários tamanhos do molde da roupinha pet e eu espero muito que vocês aproveitem e também compartilhe esse post que está repleto de detalhes e aprendizados ♥ Bom, como achar o tamanho do meu pet na tabela? 1. Passe a fita em volta do pescoço do seu cachorro, e a medida que der, divida por 2. O resultado dessa conta é o valor APROXIMADO que você vai encontrar na tabela, na coluna de ''1/2 da circunferência do pescoço''. Importante: Essa tabela foi atualizada e pos