Pular para o conteúdo principal

Fases da modelagem

Conheça cada fase da modelagem e saiba a importância de cada uma na construção do molde.

Existem vários métodos para se construir um molde, e cada um deles possuem seus macetes, regras e técnicas que faz ser de extrema importância para conhecimento de quem o aplica.

Dessa forma, o ideal é se adequar a um único método, para não haver confusões entre um e outro e sim, aprimoramento.


E seja qual método for, durante a construção do molde (chamado diagrama), é passado por várias fases começando do molde base, até a resultado do modelo desejado.

E para um molde bem feito, um bom modelista sabe que é preciso entender e levar a sério cada uma dessas fases, onde, através de muito treino e estudo é que se alcança bons resultados na modelagem (dica para quem é iniciante na costura).

Então vamos a elas?

1 - Interpretação do modelo
Tudo começa com a ideia do modelo desejado da roupa, onde, através de uma foto ou desenho, conseguimos observa-lo de uma forma mais ampla, todos os detalhes que ele contém, fazendo um tipo de analise do tamanho, tipo de costura, tecido, aviamentos contidos e formas diversas.




2 - Construção do diagrama
''Diagrama'' nada mais é, que o desenho do molde. E nessa etapa de construção do diagrama, usamos as medidas fundamentais que darão a forma para o nosso molde base.

3 - Preparação do molde base
Todo molde que possui apenas medidas fundamentais, é chamado de molde base, e na etapa de preparação, nós iremos separar cada parte do molde (Dianteiro e Traseiro) em um tipo de transporte (em outro papel, usando materiais de modelagem), obtido através do primeiro diagrama.

E então, colocaremos todas as informações necessárias como: piques, furos, sentido do fio e o tamanho do molde.


4 - Adaptação de modelo
Através de todo molde base, conseguimos fazer a adaptação de modelo. Essa etapa, usamos medidas complementares, onde podemos adicionar ou retirar medidas, e transformar completamente o modelo inicial do diagrama.

Na imagem abaixo, o molde base da saia reta, teve alterações como: afunilamento a partir do quadril, adição de bolso e diminuição na altura da cintura.


5 - Plano de corte
No plano de corte, é feito mais uma vez o transporte dos moldes, adicionando a margem de costura. Dessa forma, o molde estará pronto para ser colocado no tecido e dar início ao corte e em seguida ao processo de confecção da peça piloto.



6 - Prova e correção
Após a etapa de confecção da peça piloto, analisamos o caimento da roupa. E se necessário, são feitas alterações no molde, para que então, se possa confeccionar a peça definitiva e com o caimento perfeito.

E com o molde testado, é possível fazer o estudo de encaixe dos moldes no tecido, para calcular a metragem de tecido necessária, evitando desperdícios.

7 - Graduação
Depois do molde testado e aprovado, é possível partir para a graduação, onde se realiza a ampliação e redução dos tamanhos do molde.

A graduação lembra bastante um gabarito, e deve ser feita com todo conhecimento e cuidado para não perder as formas do diagrama.



Agora você pode ter uma ideia da importância de se fazer um molde e do valor que ele tem. E para se ter um bom resultado tanto no molde quanto no resultado final da sua peça, é preciso muita dedicação.

Infelizmente as pessoas não querem se aprofundar no conhecimento de construção de um molde e acabam querendo sempre achar um pronto por ai. O que elas não sabem, é que se não saber entender como aquele molde foi feito, o resultado final pode não sair como o esperado.

Aproveite e conheça a importância da ficha técnica do vestuário que tem tudo haver com esse assunto!

Espero que tenham gostado e também ajudado de alguma forma,
Com carinho,

Patria.
🌻🌻🌻




Comentários

  1. ADOREI esta postagem!! Muito bem elucidativa sobre a importância de uma boa modelagem.
    É como os alicerces de uma casa, modelagem é essencial, é o caimento da roupa, é o sob medida.
    E já aguardo ansiosa pelos teus vídeos de modelagem e montagem.

    Parabéns.
    Feliz 2016.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fatinha querida!
      Pois é, esses processos são tudo na vida de uma roupa, e conhece-los e saber executa-los da toda a diferença na hora da costura e também criação. Fico muito feliz em saber que gostou, e loguinho os vídeos vão começar a sair rs

      Super beijo querida, muito obrigada e feliz 2016 pra nós! =*

      Excluir
  2. Olá Patricia, tudo bem? eu adorei a explicação, pretendo aprender a costurar nesse ano, vou acompanhar seus videos e dicas no blog, muito obrigada.

    ResponderExcluir
  3. Olá Katia, tudo ótimo e contigo?
    Fico feliz em saber que gostou do post, e mais ainda em saber que logo irá começar a costurar, você vai amar!
    Obrigada por acompanhar, e seja bem-vinda sempre!

    Super beijo,
    Patria.

    ResponderExcluir
  4. Olá Patrícia, adorei suas informações e foi muito útil também o vídeo sobre a interlock muito bem explicado.vc esta de parabéns. Aguardo ansiosa pelos próximos vídeos. Um abraço e muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lara, tudo bem?
      Ai que bacana, fico muito contente em saber, meu objetivo é poder ajudar. Muito obrigada pelo carinho, e logo logo sai os vídeos! rs

      Beijos querida! =*

      Excluir
  5. Olá Patrícia, adorei suas informações e foi muito útil também o vídeo sobre a interlock muito bem explicado.vc esta de parabéns. Aguardo ansiosa pelos próximos vídeos. Um abraço e muito obrigada!

    ResponderExcluir
  6. Adorei o post. Vou seguir os passos na próxima peça :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Lê! segue sim, vai contribuir muito para o seu aprendizado! Sucesso a ti, beijos! =*

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como saber o quanto de tecido que devo comprar?

Saber a metragem de tecido exata ou aproximada para seu tipo de projeto, além de evitar desperdícios, fará você economizar na hora da compra. Infelizmente não existe uma metragem exata para cada tipo de roupa ou projeto de costura, isso porquê, se nota quando vamos comprar uma roupa e quando experimentamos vários tamanhos de várias marcas , vemos que, o tamanho P de uma marca é o M da outra, e assim por diante... E isso tem tudo a ver com a metragem de tecido, pois, como não há um padrão de medida seguido pelas confecções, a solução é partir para um cálculo da metragem do tecido. Esse cálculo pode parecer confuso, mas não é. Você só vai utilizar contas de soma , multiplicação e em alguns casos divisão , tranquilo em?! Antes do cálculo, MUITA ATENÇÃO: * Tudo depende do modelo que você vai fazer, pois para cada modelo existe um cálculo diferente. * Sabendo o modelo, vem a escolha do tipo de tecido . Tecidos com elastano como a malha , viscose , viscolycra e ent

Como colocar agulha na maquina de costura doméstica

Aprenda comigo a como colocar a agulha na sua máquina de costura doméstica e saiba da sua importância na costura. Existe vários tipos de agulha de máquina , e para cada máquina há uma maneira certa de se colocar. Infelizmente, não há uma forma única de colocação em todas as máquinas, como também não há um tipo só de agulha para elas. Por isso, é muito importante você que é iniciante na costura saber a colocação correta da agulha, pois, dessa forma irá evitar problemas na costura e na sua máquina. Cava da agulha Antes de colocar a agulha, você deve antes de tudo identificar a cava dela, que nada mais é, uma pequena elevação presente no corpo da agulha. E é através da cava que sabemos a posição certa de se encaixar a agulha. Na máquina de costura doméstica, a cava da agulha sempre deve ficar virada para trás , o que vai ser igual para as máquinas overlock, interlock e galoneira. Retirando a agulha A barra da agulha possui um parafuso que serve para firmar e

Como fazer roupinha para cachorro ( molde + costura )

Aprenda nesse post a como fazer uma roupinha bem quentinha para seu cãozinho com o passo a passo do molde e também de costura. Esse modelo de roupinha é bem comum e de ver, simples de fazer e é uma ótima opção para deixar seu pet aquecido nos dias mais frios. 🐕🐶 MOLDE E vamos ao molde 🤗 Abaixo você vai encontrar duas opções, fazer o passo a passo de molde e imprimir o molde pronto em PDF, por isso, leia com atenção as instruções a seguir. MOLDE PRONTO EM PDF Para presentear vocês, disponibilizei recentemente vários tamanhos do molde da roupinha pet e eu espero muito que vocês aproveitem e também compartilhe esse post que está repleto de detalhes e aprendizados ♥ Bom, como achar o tamanho do meu pet na tabela? 1. Passe a fita em volta do pescoço do seu cachorro, e a medida que der, divida por 2. O resultado dessa conta é o valor APROXIMADO que você vai encontrar na tabela, na coluna de ''1/2 da circunferência do pescoço''. Importante: Essa tabela foi atualizada e pos