Pular para o conteúdo principal

Máquinas de costura industriais

Conheça as principais máquinas de costura industriais da confecção e saiba a importância de cada uma na industria têxtil.

O setor de confecção de roupas é um dos mais fortes na economia, e para atender a grande demanda, as industrias têxtil e as grandes confecções trabalham com vários tipos de máquinas de costura industriais que agilizam todo o processo de costura da roupa.

E para cada segmento na confecção, existe as máquinas ideais que são voltadas exatamente para uma função específica na costura, o que faz ser muito importante o conhecimento dessas máquinas antes de adquiri-las.

Os segmentos são vários, como a lingerie, malharia, camisaria, jeans, infantil e muitos outros, que faz essas máquinas darem o melhor acabamento e ganho de tempo na produção.

Então vamos a elas?

Reta Industrial
Uma máquina que realiza todos os tipos de costura reta. Em seus porta fios, um é para enchimento da bobina e outro para a linha superior. A reta industrial é a máquina mais usada e mais conhecida da confecção.

Classe: 300
Tipo de ponto: Ponto fixo 301
Tipo de agulha: DP5/DB1


Overlock
A overlock é uma máquina voltada para o tecido malha, ou seja, tecido flexível que estica. Ela faz o ponto chuleado que dá acabamento no tecido evitando que se desfie. É uma máquina muito presente na confecção de camisetas, moda fitnes, modinha e na malharia em geral.

Classe: 500
Ponto: 502,503,504 e 505
Tipo de Agulha: DC-27




Interlock
A Interlock possui as mesmas características da overlock, o que diferencia, é que ela trabalha com duas agulhas, fazendo o ponto do chuleado e uma costura reta paralela ao ele.

Essa máquina não é voltada para malhas e sim para tecidos planos leves, médios que não esticam, onde, o reforço na costura precisa ser maior. Ela é muito usada na confecção de jeans, realizando fechamento de laterais e entrepernas.

Classe: 500
Ponto: 516
Agulha: DC-27




Galoneira
A Galoneira é uma grande aliada da overlock, pois, essa máquina também é voltada para tecidos de malha.

Sua função é pregar elásticos, viés, fazer bainhas de uma dobra, e também fazer determinados acabamentos com o uso de aparelhos. Ela trabalha com 2 ou 3 agulhas, e possui 2 volantes.

Classe:400
Ponto: 406 (ponto corrente passante)
Agulha UY128



Fechadeira
A Fechadeira é uma máquina ideal para fazer costuras tubulares, o que facilita muito esse processo por ser mais dificultoso em máquinas comuns. Ela é muito usada para costurar entrepernas de calças, ganchos e fechamentos de laterias, podendo trabalhar com 2 ou 3 agulhas.

É uma máquina muito presente na confecção de camisaria, e de jeans.

Classe: 400
Ponto: 401 (ponto corrente simples)
Agulha: TVx7



Pespontadeira
A Pespontadeira é uma máquina acelerada de linha pesada, sendo muito presente na confecção de jeans. Sua função é rebater a costura de forma dupla e aparente, o chamado pesponto, podendo trabalhar com 2 ou 3 agulhas.

Classe:300
Ponto: 301x2
Agulha: DP5/DB1




ZigueZague três pontinhos
Essa máquina é uma grande aliada da galoneira e overlock para a confecção de moda intima e moda praia. Seu tipo de ponto é flexível e possui uma inclinação para um determinado ângulo, onde a cada três pontos o ângulo muda, dando a forma de um ziguezague.

Classe: 300
Ponto: 304
Agulha: DP5/DB1




Caseadeira
A caseadeira é voltada para todo tipo de confecção que possui abotoamento, ou seja, que tem o botão e a casinha de botão. E é exatamente isso que ela faz, a casinha de botão.

Além de fazer a casinha, ela também abre a casinha através de uma ''faca'', sendo uma máquina muito ágil e que faz ganhar tempo na produção.

Classe:300
Ponto: 304
Agulha: DP5/DB1



Travete
Essa máquina tem como função dar um maior reforço e sustentação na costura. Muito presente na confecção de mochilas, bolsas, jeans e peças em geral com tecidos pesados, a travete garante a vida útil da peça por mais tempo.

Classe: 300
Ponto: 304
Agulha: DP5/DB1



Máquina de pregar cós
Sua função nada mais é que pregar cós em calças, saias, jaquetas, bermudas, e também fazer alças de bolsas. 

Com ela se ganha muito tempo na produção, podendo pregar um cós em menos de 20 segundos com seus aparelhos adaptados, que, comparado a fazer em uma reta industrial, iria levar uns 15 minutos ou mais. Ela trabalha com 2 ou 4 agulhas. 

Classe: 400
Ponto: 401 (ponto corrente simples)




Elastiqueira
Essa máquina é indispensável em grandes confecções de malharia, pois, sua única e principal função é fazer a aplicação de elástico, podendo trabalhar com 4, 6 e até 12 agulhas.

Classe:400
Ponto: 401
Agulha: UYx113GS


Botoneira
A botoneira é uma grande parceira da caseadeira, pois, para uma grande produção de peças com abotoamento, além das casinhas, a colocação dos botões devem ser feitas de forma agilizada.

Classe:300
Ponto: 304
Agulha: TQx1


E com a evolução da tecnologia, essas máquinas vem se tornando cada vez mais modernas, trazendo ainda mais facilidades para as confecções.

Essa foi a lista das mais conhecidas, mas, existem algumas que são totalmente independentes e automatizadas, sem a necessidade de controle humano.

Bem legal né?!

Espero que tenha gosta e ajudado de alguma forma,
Com carinho,

Patria.
🌼🌼🌼



Comentários

  1. Muito legal. Estou fazendo um curso de costura no SENAI e lá tem todas essas maquinas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aline, tudo bem?
      Também fiz vários cursos no Senai da minha cidade, mas algumas não tinha lá na época que fiz ): Mas eu amava ver essas máquinas trabalharem <3

      Super beijo,
      Patria.

      Excluir
  2. Estou em dúvida entre reta industrial Biruta e Singer da mais nova. Você as conhece para me dizer as diferenças entre elas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiii! eu conheço a reta da singer com diretc drive, mas se tratando de reta industrial, elas vão ter o mesmo objetivo na costura, o que pode mudar uma pra outra é a marca e por alguma ter alguns recursos a mais :) São ótimas escolhas! beijos

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como saber o quanto de tecido que devo comprar?

Saber a metragem de tecido exata ou aproximada para seu tipo de projeto, além de evitar desperdícios, fará você economizar na hora da compra. Infelizmente não existe uma metragem exata para cada tipo de roupa ou projeto de costura, isso porquê, se nota quando vamos comprar uma roupa e quando experimentamos vários tamanhos de várias marcas , vemos que, o tamanho P de uma marca é o M da outra, e assim por diante... E isso tem tudo a ver com a metragem de tecido, pois, como não há um padrão de medida seguido pelas confecções, a solução é partir para um cálculo da metragem do tecido. Esse cálculo pode parecer confuso, mas não é. Você só vai utilizar contas de soma , multiplicação e em alguns casos divisão , tranquilo em?! Antes do cálculo, MUITA ATENÇÃO: * Tudo depende do modelo que você vai fazer, pois para cada modelo existe um cálculo diferente. * Sabendo o modelo, vem a escolha do tipo de tecido . Tecidos com elastano como a malha , viscose , viscolycra e ent

Como colocar agulha na maquina de costura doméstica

Aprenda comigo a como colocar a agulha na sua máquina de costura doméstica e saiba da sua importância na costura. Existe vários tipos de agulha de máquina , e para cada máquina há uma maneira certa de se colocar. Infelizmente, não há uma forma única de colocação em todas as máquinas, como também não há um tipo só de agulha para elas. Por isso, é muito importante você que é iniciante na costura saber a colocação correta da agulha, pois, dessa forma irá evitar problemas na costura e na sua máquina. Cava da agulha Antes de colocar a agulha, você deve antes de tudo identificar a cava dela, que nada mais é, uma pequena elevação presente no corpo da agulha. E é através da cava que sabemos a posição certa de se encaixar a agulha. Na máquina de costura doméstica, a cava da agulha sempre deve ficar virada para trás , o que vai ser igual para as máquinas overlock, interlock e galoneira. Retirando a agulha A barra da agulha possui um parafuso que serve para firmar e

Como fazer roupinha para cachorro ( molde + costura )

Aprenda nesse post a como fazer uma roupinha bem quentinha para seu cãozinho com o passo a passo do molde e também de costura. Esse modelo de roupinha é bem comum e de ver, simples de fazer e é uma ótima opção para deixar seu pet aquecido nos dias mais frios. 🐕🐶 MOLDE E vamos ao molde 🤗 Abaixo você vai encontrar duas opções, fazer o passo a passo de molde e imprimir o molde pronto em PDF, por isso, leia com atenção as instruções a seguir. MOLDE PRONTO EM PDF Para presentear vocês, disponibilizei recentemente vários tamanhos do molde da roupinha pet e eu espero muito que vocês aproveitem e também compartilhe esse post que está repleto de detalhes e aprendizados ♥ Bom, como achar o tamanho do meu pet na tabela? 1. Passe a fita em volta do pescoço do seu cachorro, e a medida que der, divida por 2. O resultado dessa conta é o valor APROXIMADO que você vai encontrar na tabela, na coluna de ''1/2 da circunferência do pescoço''. Importante: Essa tabela foi atualizada e pos