O que todo iniciante na costura deve saber

Olá querido leitor!
Nesse post vou trazer alguns assuntos importantíssimos que todo iniciante na costura deve e precisa saber.

Como tudo nessa vida, sempre tem um lado ruim ou que não é tão agradável assim, e na costura não é diferente. Nós seres humanos muitas vezes nos deixamos levar pelas expectativas das coisas que nos acontecem e isso na maioria das vezes gera uma certa frustração, e tudo que eu menos quero é que você, iniciante na costura, se fruste, e é por isso que nasceu esse post e também o vídeo dele. 

Tem gente que pensa que costurar é só enfiar a linha na agulha e pronto, ou só pegar um molde da internet e já ir pra mesa cortar o tecido. Nada disso, na costura tudo envolve um processo, um tempo, e acredite, sua primeira barra vai sim ficar horrível, e sabe por que? por que você tem muito o que aprender, muito o que praticar, até chegar nos bons resultados.

A maioria das pessoas não compreende isso, e já parte pra algo complicado de fazer sem nenhuma base na máquina ou na modelagem, e ai surgem muitas dúvidas, tudo da errado e então vem a frustração. 



A chave de tudo
Mesmo que você seja apenas curiosa em querer costurar e fazer roupas pra você ou para sua casa e não trabalhar com a costura, tenha um foco e um objetivo, pois vão ser eles que irão te mover na hora do sufoco.

Paciência
Em tudo que você for fazer, você precisa dela. E você vai precisar muito no começo, pois, é ela que vai mover você! Vi muita gente parar o curso porque não tinha paciência para nada, e tudo era chato, ou era um problema. Na costura, a gente também precisa ser paciente com a gente mesmo, pois, ninguém nasce sabendo tudo, e é devagar e sofrido que conseguimos as melhores conquistas!

Prática
Tudo que você aprender, você sempre deve praticar. Seja na modelagem, na costura, nos detalhes, TUDO! Quanto mais você fizer, melhor, mais perfeito ficará o seu trabalho!

Erros e acertos
No começo a gente erra muuuuuuito. Eu mesmo, já fiz cada coisa, pregar a manga do lado contrario, montar com o lado do avesso a mostra, cortar aonde não devia e taaaantos outros que ficaria o dia inteiro aqui escrevendo. Mas gente, é só assim que a gente aprende, pois, quando a gente acerta, aaaah não tem sensação melhor, eu te garanto!

A máquina de costura
Você não precisa ter uma suuuuuper máquina, e nem precisa ser tão já logo no começo, espere aprender sobre ela, para escolher a certa para você. E toda máquina é boa, a diferença é que umas tem mais recursos que outras, e o mais legal é que você aprende muito com cada uma.

Anote tudo
TUDO, tudo mesmo! Cada professor tem uma maneira de ensinar, e você deve ficar muito atento quanto a isso. Cada detalhe é extremamente importante, e você deve anotar tudo o que puder. Lembro de algumas vezes que faltava uns 5 minutos para acabar a aula, antes de ter que limpar a sala, e pensava ''ah depois eu anoto, eu vou lembrar'', ah e quem disse que eu lembrava, em? Sofria muito depois rsrs. Ah, e tire até foto se possível, igual eu faço, só não pode perder a foto em rsrs.

Os cursos de costura
Se você quer fazer um curso, comece primeiro pelo que ensina a lidar com a máquina de costura, e depois, faça um de modelagem. Assim, quando você souber modelar, você irá saber montar a sua peça.



É impossível aprender tudo

Gente, na costura é IMPOSSÍVEL aprender fazer tudo. Existem milhares de maneiras de se montar uma peça, de fazer uma modelagem, de fazer acabamentos, barras, e tudo mais que você imaginar. Portanto, no curso você irá aprender a base, e desta base, é você quem vai criar os seus próprios meios de se fazer os mais variados tipos de coisas na costura. Um situação que me aconteceu, foi de uma turma que queria que prolongasse o curso pela terceira vez, e gente, não vai resolver, a gente precisa sempre com o que já sabemos se virarmos sozinhos e não ficarmos dependentes. É claro, tem coisas que realmente a gente precisa de ajuda, mas não a todo momento, não é mesmo?


Concentre-se

Por mais que for sua amiga ou amigo, esqueça o que as pessoas falam. Uns tem facilidade em aprender, outros já não (eu), então, não se preocupe em fazer tudo rápido, faça com calma, uma coisa por vez, mesmo que fique um pouquinho atrasado. A pressa é inimiga da perfeição!

Amizades
Ah, as amizades. Você vai conhecer pessoas que jamais irá esquecer, e que irá estar do seu lado nos erros, nos acertos e em tudo o que aprender costurando. E os professores então? a gente se apega, e se encanta muito. Eu mesmo, pude fazer muitas amizades, e até hoje mantenho contato trocando aprendizados e ajudando um ao outro. É bom demais!

Dinheiro
Não precisa ser rico, mas é sempre bom ter um pouquinho para poder comprar os materiais e PRINCIPALMENTE os tecidos. Mas no começo, você não precisa gastar tanto, treinar em retalhos e em tecidos velhos, é o ideal para a aprendizagem e a prática!

Estresse
As vezes você está ali tentando fazer algo, tentando arrumar, e desmancha dali e daqui, e nada de ficar bom. Gente, quando bater o estresse, pare, vai dar uma volta, vai tomar uma água e depois volte. Esfrie a cabeça, pois, assim o seu corpo e a sua mente responde melhor, e a sua saúde agradece! (as vezes dá vontade de jogar tudo pra cima e gritar) mas passa rs.

Um pouco mais além
Se você sonha em trabalhar com a costura, assim como eu, e ter o seu negócio, seus clientes e tudo mais, o ideal, é você fazer vários cursos ou até mesmo uma faculdade de moda, que te possibilita a fazer a sua própria confecção, ou trabalhar realmente em uma empresa. E tudo isso dependera do seu objetivo. E outra coisa que ninguém vai te entender: uma só máquina de costura não é o suficiente para você montar o seu negócio u_u

Um meio de ganhar dinheiro
Conheço pessoas que trabalham só com consertos, outras com artesanatos, outras que costuram em grandes confecções, e outras que fazem peças sob medidas. É possível viver de costura sim, e como disse acima, tudo depende do seu objetivo. Com o tempo você acaba se encontrando em algo que você gosta de fazer mais, e é assim que você ganha dinheiro.



Esse post foi baseado nas minhas próprias experiências, por isso, fui sincera a tudo que vi e vivi nos anos de curso e nos meus primeiros passos. Espero muito que depois de ter lido o post ou assistido o vídeo, você possa enxergar a costura de outra forma, sem desistir dela, mas sim, INSISTIR nela, pois dessa forma, você será um grande costureiro ou uma grande costureira de DESTAQUE! 

E ai, você também tem experiências para contar? Deixe nos comentários!
Um grande beijo a todos! <3

Com carinho,
Patria.

Comentários

  1. E eu que pensava que já sabia de muita coisa, que nada. Aprendi muito neste texto. Brigada, Patrícia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Maria, tudo bem?
      Pois é menina, acontece cada coisa em meio a todo o processo de conhecimento da costura... e você, tem alguma para me contar? me manda no e-mail!!!

      E eu que agradeço, viu? beijos querida!!!

      Excluir
    2. oi patria , tudo bem? sou iniciante na costura, só tenho um mes de curso, tou amando pois é isso que eu quero, só q as vezes só impaciente quero aprender tudo de vez rsrs, e quando nao consigo fazer algo vem o estresse. amei as dicas, bjos.

      Excluir
    3. Oi Eliana, tudo bem?
      Ai que bacana! você irá se encantar por essa arte cada vez mais rs
      Mas olha, não seja assim, minha professora dizia ''você só irá sofrer'' sendo assim, e olha eu também era assim. Mas, aproveita bastante, e aproveita para errar muito também, pois, dos erros você irá tirar os melhores aprendizados! beijos querida

      Excluir
  2. Oi Patricia descobrir aqui sua pagina gostei muito estava precisando tirar algumas duvidas, fiz um curso no esca mas não terminei porque não me adaptei já montei meu atelier em meu terraço já tenho todas maquinas necessárias não falta mais nada , só que me acho ainda com muitas duvidas foi por isso que estou aqui , gostaria que vc me falase algumas coisas sobre a costura ok ,meu email é lusantos1956@gmail.com muito obrigada bjs moro na penha no rio .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu, tudo bem?
      Já te mandei um e-mail lá, e pode mandar as dúvidas quando quiser!

      grande beijo querida! :*

      Excluir
  3. Olá Patrícia, adorei suas dicas, fiz um curso a muitos anos atrás, meu filhos eram pequenos, hoje já vou ser avó. Tenho pensado em trabalhar com costura, vou procurar um curso e me atualizar pois tenho muitas dúvidas, seu post está ótimo me incentivou muito, um grande beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Solange, tudo bem? Seja bem-vinda!
      Que bacana saber que você já fez curso, isso é ótimo, assim quando voltar a costurar ou voltar a fazer outros cursos, terá mais facilidade. Mas olha, nunca é tarde para aprendermos, e sempre surgiram as dúvidas, e se caso você precisar de ajuda, ou querer tirar alguma dúvida, pode me mandar, ta?
      Fico muito feliz em saber que eu pude te incentivar, isso também me deixa muito incentivada!

      Grande beijo querida e volte sempre!
      Patria.

      Excluir
  4. Olá Patrícia. Estou começando agora na costura, tentando aprender, rs. E completamente apaixonada.

    Mas infelizmente na minha cidade não existem cursos :| Me indica algum online ? Alguma apostila, livro ? Ou até mesmo algum desses que vendem na internet ?

    Agradeço desde já, e já estou amando esse seu cantinho aqui :*

    Super beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lara, tudo bem?
      Ai que tudo, você vai amar cada vez mais, costura é tudo de bom!
      Poxa que pena não ter cursos em sua cidade, mas um que eu indico é os cursos da EduK, é só você digitar no google que vai aparecer o site. Tem diversos cursos não só envolvendo a costura, mas já assisti alguns e gostei muito!

      Muuuito obrigada pela visita, e se surgir alguma dúvida é só me falar!
      Seja sempre e muito bem-vinda, e fico mega feliz em saber que gostou do blog!

      Beijos querida!

      Excluir
  5. Era tudo que eu precisava ler! Estou amando esse universo da costura, mas ás vezes custa a paciência!rs Empolgação e entusiasmo não faltam, vou seguir as suas dicas, uma hora chego lá! Grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gilmara, tudo bem? você disse tudo, no começo é tudo maravilhoso, a gente quer fazer todos os modelos que vê na frente, já quer comprar a máquina e tudo mais, é tudo muito bom, mas depois vem os espinhos né, e a gente tem que tomar cuidado para não se frustar... Mas você vai chegar lá sim, e quero ouvir depois de você o que anda fazendo :D beijos e eu que agradeço <3

      Excluir
  6. Ai Patriciaaaaa,estou tão nervosa.
    Não conheço nadiica de nada de costura,mas me escrevi no curso corte e costura do senac e fui sorteada !!! Uhuul.
    Vim pesquisar algumas coisas sobre pra não chegar lá totalmente leiga né. Rss
    Estou fazendo o curso pqe tenho uma filha especial e não posso trabalhar fora. E vi nisso uma possibilidade de rendaa dentro de casa.
    Não sei se vou saber lidar com o aspecto paciência. Rss
    Começo dia 30 agora...se vce puder me passar mais uns toques por email,qualqer coisaaaa será valida. Pqe não conheço nadaaaa ! Kkkkkk
    To muito nervoosaaaa. Espero muito gostar e qe dê certo.
    Meu email lucimarosaa@gmail.com
    Muito obrigada e adorei seu texto,me animou maiis.

    ResponderExcluir
  7. Ai Patriciaaaaa,estou tão nervosa.
    Não conheço nadiica de nada de costura,mas me escrevi no curso corte e costura do senac e fui sorteada !!! Uhuul.
    Vim pesquisar algumas coisas sobre pra não chegar lá totalmente leiga né. Rss
    Estou fazendo o curso pqe tenho uma filha especial e não posso trabalhar fora. E vi nisso uma possibilidade de rendaa dentro de casa.
    Não sei se vou saber lidar com o aspecto paciência. Rss
    Começo dia 30 agora...se vce puder me passar mais uns toques por email,qualqer coisaaaa será valida. Pqe não conheço nadaaaa ! Kkkkkk
    To muito nervoosaaaa. Espero muito gostar e qe dê certo.
    Meu email lucimarosaa@gmail.com
    Muito obrigada e adorei seu texto,me animou maiis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Lucimar, tudo bem?
      ai que demais, que sortuda ganhar um curso do Senac, ein?
      Mas amiga, fica calma e deixa a ansiedade de lado, isso só vai te atrapalhar! Aproveite o máximo que puder do curso, e treine, estude, anote tudo, e principalmente, tenha paciência, se você quer trabalhar com costura, você precisa de paciência, se não amiga, não vai pra frente.

      Vai com calma, um passo por vez, pois como disse no vídeo é tudo um processo, e aos poucos você vai se aperfeiçoando, e se encontrando naquilo que vai mais gostar de fazer dentro da costura.

      Acesse meu canal no youtube e meu blog, e você vai encontrar MUUUUITA coisa, mas muita mesmo, não teria como eu te mandar por e-mail tudo rs

      Te desejo sucesso, e muita paciência ein rsrs e depois me conta tudo!
      Beijos,
      Patria.

      Excluir
  8. Queria ter encontrado seu blog antes! Muito grata pelas palavras do texto, é tudo verdade mesmo!
    Tenho certeza que vou aprender muito por aqui. :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Barbara, tudo bem?
      ah mas que bom que encontrou né? rs Pois é amiga, a costura também tem seu lado B e é importante a gente saber... obaa, espero muuito que goste, tem muita coisa no canal do youtube e muita coisa aqui no blog também!

      Beijo grande querida!!! ;***

      Excluir
  9. Oii
    lindoo o seu cantinhoo
    estou fabricando peças em MDF
    quando puder faça me uma visita
    Meu contato!@#$%

    www.lucrearte.com/atacado
    MDF
    Porta Joias
    Caixas
    Porta Retrato
    Lembrancinhas
    Porta Maquiagem
    Maquina de Flocar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii! adorei as peças em MDF, quando eu puder irei encomendar algumas ;) Beijos!

      Excluir
  10. Oi Patria! Descobri seu blog quando estava procurando na internet como fazer um vies. Estou aprendendo a costurar atraves de blogs e videos na internet. Comprei tambem alguns livros para ver algumas tecnicas e aprender os termos em ingles, pois moro nos USA. Estou amannndoooo! Adorei o seu blog e suas dicas. A sua explicacao sobre o vies foi essencial para que eu pudesse acabar a fantasia de Halloween da minha cachorrinha! Muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Ana! ai que demais, fico super feliz em saber que pude ajudar com o viés. E é isso ai, busque muitos meios de aprender, e a internet nos ajuda muito. Treine muito também, e devagarzinho você vai conseguir fazer grandes trabalhos ;)
      Beijos querida e muito obrigada! ;***

      Excluir
  11. Oi pátria eu gostaria que vc me ensina-se a pregar o veis entre dois tecidos pra ficar como detalhe entende

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria! Eu tenho o post em que ensino a como fazer e aplicar o viés, é só acessar esse link copiando e colando no seu navegador: http://patriadacostura.blogspot.com.br/2014/07/passo-passo-como-fazer-e-aplicar-vies.html

      Se caso não for esse, e for outro tipo de acabamento, me manda uma foto no e-mail pra eu saber qual é :) Beijos e aguardo! ;*

      Excluir
  12. Oi tudo bem? Adorei tudo que vc escreveu, estou começando na costura agora! Tenho 45 anos e não tenho nenhuma profissão. trabalhei alguns anos no comércio e não aquento mais trabalhar de domingo a domingo e continuar sem dinheiro, e trabalhando sem nenhum objetivo! Minha intenção é trabalhar em casa fazendo peças pro publico jovem! Gostaria de saber de vc , se demora muito a começar a produzir sainhas, bluzinhas, essas roupas de materias molhe ! Porque minha intenção é trabalhar assim oque vc acha? E se vc puder me contar um pouco de sua experiência eu agadeço!!! bjs

    ResponderExcluir
  13. Oi tudo bem? Adorei tudo que vc escreveu, estou começando na costura agora! Tenho 45 anos e não tenho nenhuma profissão. trabalhei alguns anos no comércio e não aquento mais trabalhar de domingo a domingo e continuar sem dinheiro, e trabalhando sem nenhum objetivo! Minha intenção é trabalhar em casa fazendo peças pro publico jovem! Gostaria de saber de vc , se demora muito a começar a produzir sainhas, bluzinhas, essas roupas de materias molhe ! Porque minha intenção é trabalhar assim oque vc acha? E se vc puder me contar um pouco de sua experiência eu agadeço!!! bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Eliane, tudo ótimo e contigo?
      Eu tenho 21 anos, e já trabalhei em comércio e realmente é muito complicado. E então me descobri na costura com 18 anos, fiz vários e vários cursos, e tive como objetivo abrir o meu negócio, fazendo um pouquinho de tudo. Nesse meio tempo, desisti muitas vezes, e recomecei muitas outras, e por conta da minha saúde, e também por ver essa possibilidade de trabalhar em casa, voltei com tudo. Hoje, vivo disso, e não ganho muito, porém consigo pagar minhas contas e graças a Deus, Ele não me deixa faltar nada.
      o que te aconselho, é planejar tudo antes, se capacitar com cursos, aprender e aprender e ver qual vai ser seu publico alvo para vender roupas, no caso as de malha. Não queira ter pressa em fazer tudo, vá com calma, e tenha cautela em investir seu dinheiro. Converse com outras pessoas que também tem um negócio, troque mais experiencias, e aos poucos você vai montando sua vida na costura, mas tenha MUITA paciência!

      Beijo grande querida e sucesso a ti, que Deus a Ilumine!
      Patria.

      Excluir
  14. Oi Patria,

    Sou homem e resolvi trilhar o caminho da costura (muito incomum para um universo machista rs), nada profissional, mas espero desenvolver a habilidade da minha mãe com zelo, assim como a via enquanto criança, costurando com afinco e harmonia.

    Já vi seus vídeos no You tube, parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Ciro!
      Conheço ótimos costureiros homens que dão um baile em muita costureira por ai viu rs, e seu incentivo é mais que bom, ainda mais por ter um exemplo na família. Única coisa que você vai precisar ter é muita paciência e sede em aprender, porque o resto, com dedicação, vem com tudo!

      Desejo sucesso a ti e agradeço o reconhecimento!!!
      Abraço!!!

      Excluir
  15. Gostei muito do seu blog e de você, das dicas que você dá e sua disposição em ajudar. Vou começar um curso no Senai agora de Camiseiro, e é minha primeira experiência com costura. Vou acompanhar seu blog. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii! fico muito feliz em saber que gostou do blog e espero que você volte sempre por aqui ;)
      Meu objetivo é poder ajudar, e espero também que você aproveite os conteúdos, já que é iniciante. Desejo sucesso a você e também desejo muitas costuras <3

      Obrigada mais uma vez, beijo enorme!!!

      Excluir
  16. Boa Noite.
    Estava pesquisando sobre costura e cliquei no seu blog.
    Tenho um sonho de fazer minhas próprias roupas, porém sou péssima na costura.
    Qndo mais jovem, minha vó até tentou me ensinar, mas minha linha reta para variar saiam zig zag kkk.
    Enfim, li seu post e só me motivou a seguir em frente.. Se vc puder me dar umas dicas agradeço, todas são validas. Sucesso para você

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiii! Olha, eu também era péssima na costura, principalmente no começo, mas é tudo uma questão de praticar e ter paciência com os resultados que demoram um pouco a aparecer. Não desanima não, e tenha sempre sede em aprender, principalmente se errar. A costura é um grande processo, e em cada passo, com insistência, você vai chegar longe, acredite!
      Sucesso em dobro a ti!
      Beijo enorme e agradeço o retorno!
      <3

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Passo a passo: Como fazer e aplicar viés