Como escolher uma máquina de costura






Neste post, irei esclarecer as dúvidas de quem ainda não sabe qual máquina comprar.







Quando a gente é iniciante na costura, não vemos a hora de comprar uma máquina de costura logo, não é mesmo? Mas, é preciso muito cuidado para não comprar no impulso e acabar escolhendo a máquina errada.


Hey! esse post foi atualizado em forma de vídeo também ;)



PRIMEIRO DE TUDO!
Pegunte a si mesmo: Para quê  irei utilizar uma máquina de costura?
Veja quais serão suas necessidades: pequenos consertos em casa, artesanatos, fazer algumas roupas de vez em quando ou trabalhar com a costura. Sabendo o que pretende fazer, irá te ajudar na hora de escolher uma máquina.

IMPORTANTÍSSIMO SABER!
Existem vários tipos de máquinas de costura, e antes de comprar uma, mesmo que você tenha só curiosidade em costurar, o ideal é você fazer um curso antes, onde você irá aprender manosear vários tipos de máquinas, tanto as industriais como as domésticas. Dessa forma, conhecendo mais sobre elas, com certeza também irá te ajudar a escolher a melhor máquina para você ;)

Máquina e seus pontos
Entenda a linguagem e o que a máquina oferece, e para isso, saber sobre seus pontos e funções são muito importantes. Vou fazer um resumão sobre isso, que você vai entender certinho o que estou querendo dizer:

  • Pontos essenciais: Para costuras de acabamento simples.
  • Pontos flexíveis: Para costurar em tecidos de malha.
  • Pontos decorativos: Para decorar seu trabalho.
  • Caseado manual: faz casinhas de botão em vários passos.
  • Caseado automático: faz casinhas de botão em um único passo.
  • Braço Livre: facilita na costura de barras, punhos e mangas.

Esses tipos de pontos são mais encontrados em máquinas domésticas, e se a máquina que você tanto quer tiver esses pontos, ou alguns deles, você já irá saber do que ela será capaz ;)

Abaixo, separei alguns modelos e marcas de máquinas que conheço, que já usei e que também conheço pessoas que usam, e por isso irei recomendar para vocês :D


MÁQUINAS DOMÉSTICAS


Singer 15CD1B (fora de linha)
Sabe aquela máquina bem antiguinha que sua mãe ou sua vó teve? É uma máquina ótima e forte que costura todos os tipos de tecidos. Hoje em dia, é possível adaptar o motor a ela, e também adaptar aparelhos onde, é possível fazer caseado e pontos decorativos, já que esta máquina, costura somente com o ponto reto. 




Singer Facilita 2818  
Máquina mecânica com 18 pontos, braço livre e caseado manual. Ela possui funções essenciais para confeccionar uma peça, fazer concertos, e artesanatos. Possui recursos mais simples, e oferece muita praticidade. Indico toda a linha facilita da Singer <3

Janome 2018DC
Máquina eletrônica, com 17 pontos e 3 tipos de caseado automático. Faz costura leve e pesada,  e é toda revestida de um material resistente. Possui braço livre, uma máquina ótima para produzir suas peças e também artesanatos. 


Brother CS6000i
Máquina eletrônica com 60 pontos, sendo eles essenciais, flexíveis e decorativos. Essa máquina vem com mesa extensora, que ajuda muito na hora da costura. Faz caseado automático e vem com acessórios para quilting, ideal para quem quer fazer artezanatos.


Singer Ultralock 14SH754 
Essa máquina é voltada para tecidos malha e também para acabamento. Seu ponto é o ponto cadeia, idêntico ao da overlock, com um detalhe de ser mais reforçado.   

Janome overlock 8002D
Essa máquina também é voltada para a malharia, e para acabamentos. Tem a mesma função da máquina acima, mas o ponto, é o ponto overlock tradicional. É uma opção a mais para quem quer uma overlock boa e de uso doméstico.



Overlock semi-industrial 
Esta é uma overlock semi-industrial, a famosa ''chinezinha'', ela tem a mesma função das duas máquinas acima, a diferença é no preço, que é bem mais em conta. Porém, é uma máquina muito boa, e conheço muitas pessoas que a utilizam. 



MÁQUINAS INDUSTRIAIS

As máquinas de costura industriais, são para quem irá trabalhar com a costura. Essas máquinas são fortes, grandes, e servem para aguentar uma grande produção durante todo o dia. Existem vários tipos delas, e cada uma tem uma função específica para um certo tipo de produção, e dependendo de qual produção for a sua, você sempre irá precisar mais de uma. Abaixo, irei deixar os 3 tipos mais conhecidos e mais utilizados.

OBS: É importante fazer um curso sobre máquinas industriais devido ao manoseio e normas de segurança.

Reta industrial Singer
Toda máquina de costura industrial, possui uma velocidade maior que as máquinas domésticas, e é isso que diferencia uma das outras.  Esta máquina, costura somente o ponto reto, e de maneria mais rápida, para facilitar a produção. Ela vem com uma mesa, motor, e suporte para por as linhas.



Interlock Siruba 
Esta máquina, faz a mesma função da overloque, o detalhe, é que ela faz também a costura reta, junto ao lado do ponto da overloque. Voltada para tecido malha e tecido plano, ela também é rápida, vem em uma mesa, com motor, e suporte para os fios e linhas. 


Galoneira Siruba
A galoneira é voltada para a malharia, costura com agulha dupla e com ela, se faz acabamentos em diversos tipos de peças, usando diversos tipos de aparelhos para auxiliar em seu manoseio. Sua velocidade varia muito com sua regulagem. E também vem em uma mesa, com motor e suporte para linhas e fios.


Então é isso queridos leitores, e lembrem-se, toda máquina de costura é boa, o que vai depender dela funcionar bem vai ser seu cuidado e do que você irá costurar com ela ;D

Espero muito ter ajudado, e se tiver algum modelo de máquina que você quer muito, mas não estava nos modelos desse post, me manda pelo e-mail para eu poder analisar e poder te orientar melhor ;)

Beijo grande,
Patria.

Comentários

  1. Oi Patricia, achei o seu blog por acaso e porque estava procurando recomendação para comprar uma nova máquina. Tenhouma Singer Brilhance 6180, é boa mas...não vai bem em costuras mais pesadas. Quero fazer bolsas e como têm muitas camadas de tecido minha máquina "rateia" um pouco. Então qual a melhor Janome 2018, 2030 ou 2008???? Muito obrigada e parabéns pelo blog, Marilza garcia

    ResponderExcluir
  2. Olá Marilza, tudo bem?
    ai que bom, fico feliz por ter encontrado meu blog hehe
    Então, no meu caso que mecho muito com jeans e tecidos planos diversos, comprei a Janome 2018. Fiz uma grande pesquisa antes, até mesmo fui em outras cidades e tudo mais, e me recomendaram a Janome 2018. Mas, tem umas com mais de recursos (mais pontos e um pouco mais cara), que também são dessa mesma linha da que comprei! e comprei e adorei, recomendo para você! :) Mas olha, uma que não tem para ninguém para costurar qualquer tipo de tecido, é a reta industrial...

    *Lembrando, não esqueça de usar uma agulha mais grossa (nº 16) para camadas grossas de tecidos!

    Beijos querida, e obrigada pela visita, volte sempre!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdad minha mãe tem uma dessa reta industrial, e pra bolsa, couro, jeans super grosso é a melhor maquina, e outra nao estraga nuuuuunca, pode-se dizer que é eterna!

      Excluir
    2. Verdad minha mãe tem uma dessa reta industrial, e pra bolsa, couro, jeans super grosso é a melhor maquina, e outra nao estraga nuuuuunca, pode-se dizer que é eterna!

      Excluir
  3. Respostas
    1. Olá, tudo bem?
      Ela faz um ponto parecido com a da overlock. É tipo um ziguezague com uma costura reta junta.

      Beijos e volte sempre :) =*

      Excluir
  4. Olá Patricia, tudo bem? Adorei o post!
    Estou querendo comprar a Janome 2030QCD, você comentou que tem a Janome 2018, saberia me dizer se a Janome 2030 também é boa? Desde já, obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! tudo ótimo e com você?
      Ai que bom, fico mega feliz!
      Siiiiiim a Janome 2030 é ótima, era ela que eu queria, só não comprei por que na época estava muito cara e eu precisa muito de uma, então comprei a 2018. Você não irá se arrepender, é uma máquina forte, precisa, e que ajuda muito a gente, e sem contar que, poder investir em um máquina JANOME é a melhor escolha! Vá em frente!

      Grande beijo, e seja bem-vindo(a) sempre!!!

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Ola gostaria de saber se a janome ou a singer é melhor ? Faço peças em crochê e as vezes preciso pregar bojo, fazer forro
    Qual me indica ?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Arte Única Atelier, tudo bem? Seja bem-vindo!
      Então, quando comecei a costurar eu tinha uma singer antiga preta-porter, ela me ajudava muito. Mas quando decidi comprar uma mais moderna, pesquisei muito e falei com vários e vários mecânicos, e eles me indicaram a Janome. Então comprei a Janome 2018DC, ela é ótima e nunca me deu problema, as máquinas da Janome são bem mais caras, porém são mais resistentes tanto na costura como nas peças. Em breve irei fazer um vídeo de apresentação dela.

      Beijos e espero te ajudado! :)

      Excluir
    2. Muito obrigada, entre essas qual escolho?
      Máquina de Costura Singer Stylist 7258T - com Mesa Extensora e Botão Start/Stop
      Máquina de Costura Singer Doméstica Brilliance 6160 - Branca
      Máquina de Costura Eletrônica Janome 2018DC

      Muito obrigada

      Excluir
    3. Quando queria a minha, fiquei numa tremenda dúvida entre essas também rs
      Mas se fosse você, ficava com a Janome. Essas da singer tem muitos recursos, mas dão bastante manutenção.A não ser que seu tipo de trabalho seja com tecidos leves e médios, porque se for com coisas mais pesadas, as máquinas da singer irão travar, é o que eu escuto muito!

      Eu que agradeço, beijos!

      Excluir
    4. Oi Patrícia, estou numa dúvida cruel. rs Estou iniciando no mundo da costura, já dou umas cabeçadas no artesanato. Comecei um curso de costura, ganhei uma máquina do maridão, só falta escolher... rsrs. Depois de muito pesquisar já decidi pela Janome...mas qual estou entre a 2008 (me parece boa forte e de fácil manuseio) ou a 2018 ? Me ajude por favor.

      Bjus

      Excluir
    5. Oi Gigi Artes, afinal qual vc escolheu?? Pq estou com as mesmas dúvidas, quase escolhendo a Janome 2018DC, único problema para mim que não tem assistência dela aqui na minha cidade.

      Excluir
  7. Oi Patricia
    Voce sabe a maquina Janome 2030QDC pode costurar com tecido pesado? Eu tenho duvida entre Janome 2018DC e Janome 2030QDC
    Obrigada

    ResponderExcluir
  8. Olá Jutka, tudo bem? Seja bem-vinda!
    Então, a Janome 2030QDC ela é um modelo avançado da Janome 2018DC, o que muda é que ela tem mais recursos e também é um pouco mais cara. Mas essa linha da Janome, ela aguenta sim tecidos pesados, inclusive, eu comprei a Janome 2018DC justamente por isso, porque costuro tecidos médios e pesados.

    Eu que agradeço, volte sempre!
    Beijos, Patria.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia! Gostaria de saber sua opinião hoje,depois de quase um ano com a janome 2018, ela costura barras de calças jeans mesmo,e malha costura? Grata!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luciana, tudo bem?
      Sim, já faz 1 ano que tenho a Janome 2018 e ela é uma máquina maravilhosa principalmente para costurar tecidos mais pesados. Já no caso da malha, ela também costura, mas tem algumas limitações. Para costurar malha, é necessário usar uma agulha específica (ponta bola), usar uma linha específica, o número e a tensão da linha na máquina, também devem ser mudados para costurar nesse tipo de tecido. Ela costura malha sim, mas vai depender muito do que você for fazer.

      Beijos querida e obrigada pela visita, seja bem-vinda sempre!
      Patria.

      Excluir
    2. Bom dia Patricia. .estava super indecisa quanto a marca da maquina .experimentei a singer facilita 2818 nossa que decepção. ..trepida demais...aí achei aqui seu blog e comprei a janome 2030 qdc...é quero te dar os parabéns. Pois é simplesmente maravilhosa a a a. .ainda estou aprendendo usa-lá mas é bem fácil. ..manual Mt bom. NÃO TREPIDA NADA...FORTE...ESTOU AMANDO...MT OBRIGADO QUERIDA.

      Excluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia!
    Qual máquina você me recomenda para confecção de lingerie?
    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá bom dia, tudo bem? :)
      A máquina que eu recomendo para confecção de moda íntima e moda praia, é a ziguezague três pontinhos, essa máquina é ideal para esse tipo de confecção. Porém, você também iria precisar de uma Travete e de uma Galoneira.
      Acesse esse post http://patriadacostura.blogspot.com.br/2015/08/maquinas-de-costura-especificas.html nele, tem muitas máquinas industriais específicas e suas funções, será importante você conhecer!

      Espero ter ajudado, e qualquer coisa é só entrar em contato!
      Abraço,
      Patria.

      Excluir
  12. Lúcia Hernandez - email: lhahernandez@uol.com.br24 de agosto de 2015 14:38

    Olá Patrícia! Pretendo costurar tecidos diversos, algodão, malha, sintéticos, enfim, fazer minhas próprias roupas e atrês a nato. Vc poderia indicar uma máquina que tivesse um preço até uns mil reais e que fizesse os acabamentos também? Será que existe?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lúcia, tudo bem?
      ual que bacana, estou nesse ramo também, um pouquinho de tudo rsrs
      Então, primeiro você deve ver como vai ser sua produção, se vai ser pouca, média ou grande. Mas infelizmente, não existe uma máquina com todos os tipos de funções, pois, ela não aguentaria... Mas o que te recomendo, é comprar uma Reta industrial, uma overlock, e uma máquina doméstica (Janome 2018DC) que tenha pontos decorativos. Eu tenho essas três, e consigo fazer muuuuita coisa!

      Beijos e estou a disposição! :)
      Seja bem-vinda sempre!
      Patria.

      Excluir
  13. Oi Patrícia, tudo bem? Estou precisando de uma máquina que faça de tudo um pouquinho, porque tudo que vejo quero fazer, embora não sou do ramo, mas gosto muito e me faz muito bem. Agora estou na fase de fazer lingerie. Gostaria de saber se na Janome 2018 consegue rebater elástico. Vi seu comentário que a ideal é a Industrial Zig zag 3 pontinhos, mas no meu caso são trabalhos esporádicos mesmo. Obrigada por compartilhar seus conhecimentos. Grande beijo!

    ResponderExcluir
  14. Oi Patrícia, tudo bem? Estou precisando de uma máquina que faça de tudo um pouquinho, porque tudo que vejo quero fazer, embora não sou do ramo, mas gosto muito e me faz muito bem. Agora estou na fase de fazer lingerie. Gostaria de saber se na Janome 2018 consegue rebater elástico. Vi seu comentário que a ideal é a Industrial Zig zag 3 pontinhos, mas no meu caso são trabalhos esporádicos mesmo. Obrigada por compartilhar seus conhecimentos. Grande beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Neid, tudo bem?
      obaa que bacana, imagino que você vive cheia de ideias sempre rs Mas é difícil achar uma máquina com todas as funções imagináveis. Porém, as máquinas da Janome serão ideais para você, inclusive esta da Janome 2018, pois tenho uma e recomendo muito. Essa máquina rebate elástico sim, tem vários pontos, tanto essenciais como os flexíveis e decorativos também!

      Beijo enorme querida e seja sempre muito bem-vinda!
      Patria.

      Excluir
  15. Obrigada querida pela força!

    Que Jesus abençoe seus caminhos .

    Bjo no coração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, eu que agradeço! Já estou ansiosa para ver e saber dos seus projetos rs
      Amém, que Jesus abençoe a todos nós!

      Grande beijo querida :*

      Excluir
  16. ameiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

    vc faz tutoriais de costura tambem?? me passa seus canais das redes sociais além do blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Andre, tudo bem? :)
      que booooom que gostou, fico mega feliz!
      Sim eu faço tutoriais sim, tem vários posts no meu blog e também no meu canal no youtube :)
      Claro, passo sim, vou deixar aqui em baixo:
      Canal no youtube PatriaDaCostura
      Instagram @patriadacostura

      Grande beijo e seja bem vindo sempre!

      Excluir
  17. Ei Patricia, boa noite! Adorei seu blog. tenho uma dúvida. Tenho a Briliance 6160 e queria comprar este overlock semi-industrial para fechar as laterais e os demais acabamentos. Consigo fazer isso com esse overlock semi-industrial? Pretendo trabalhar com malhas, tecidos de algodão, brin. Será q funciona para mim? Um bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem? :)
      A overlock semi-industrial é muito boa sim e quebra um galho danado da gente, inclusive, em duas confecções que trabalhei, eles usavam dela, maaaas, ela só aceita malha e tecidos leves, pois, por ser uma máquina que não se compara com a overlock industrial, ela seria mais fraquinha para tecidos mais grossos. No seu caso, será ideal para você, pois é um investimento não tão alto. Beijos querida e muito obrigada, volte sempre!!!

      Excluir
  18. Patricia, o que é um tecido mais grosso? tipo jeans? lonas? só para eu saber, pois a singer 6160 é muito mais em conta q a janome 2018 e isso me tem pensando bastante... sou iniciante, estou fazendo roupinhas para meus bebês, entao nada muito especializado, mas quero também fazer almofadas e bonequinhos de tecidos, fazer alguns trabalhos com jeans, nao sei se esse tecido nao da para ser trabalhado na singer 6160... Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?
      Todo tecido sem elasticidade chama-se tecido plano, e em meio aos tecidos planos, tem os mais grossos que são o jeans, lonas, ou peças que você for costurar e tiver várias camadas juntas. E em relação a Janome 2018 é um investimento mais alto, mas muito bom por conta dela ser uma máquina muito resistente. Mas, no seu caso, você não irá fazer muitas produções e tudo mais, acredito que está máquina da Singer seja o ideal para você, lembrando, que você deve usar a agulha certa para cada tipo de tecido e também a tensão da linha ajustada conforme cada um dele, isso dá um diferencial e tanto na costura e não força demais a máquina. Qualquer coisa estou aqui, beijos querida e obrigada pela visita! =*

      Excluir
  19. Oi, Patrícia! Depois de ler os teus posts sobre a Janome e de assistir os vídeos que vc fez sobre ela, além de vários comentários positivos que vi a respeito dela.... finalmente me decidi e comprei uma Janome 2018dc pra mim. Apelidei de Nina. Então, fiz um propósito: estou proibida de tocar em Nina enquanto eu não terminar de digitar a minha dissertação. Só fiz alguns testes com ela e amei: os pontos são firmes e muito bonitinhos. No mês de março sairei do mestrado direto para um curso de modelagem, corte e costura. Quero aprender tudinho como se deve.... e depois fazer um curso de costura industrial. O objetivo será costurar para a família....e me divertir. Suas dicas são preciosas e o vídeo da máquina foi essencial para eu me decidir pela compra. Bjs :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida, tudo bem?
      Que ótimo saber disso, fico muito feliz em saber que pude te ajudar!
      Essa máquina me ajuda muito no meu trabalho, e mesmo ter sido um pouco cara, foi um dos melhores investimentos que fiz (e que ganhei de presente rs). E você com certeza vai amar ainda mais a sua Nina, quando começar costurar sem parar nela rs
      Mas em quanto você ainda não tem curso, tem uns posts para iniciante no meu blog, como por exemplo para fazer exercícios na máquina, que nos ajudam a treitar e ganhar domínio na costura.
      Ah, e outra coisinha que te indico, é fazer um curso de costura na máquina primeiro e depois o de modelagem, dessa forma, quando você for modelar suas peças, você já vai saber monta-las.
      Você vai amar esse mundo, que é na verdade uma verdadeira arte!!!
      Fico muito feliz mesmo em saber que você ficou satisfeita com a sua máquina, e se precisar de alguma coisa, é só me mandar por e-mail :)

      Super beijo querida,
      Patria.

      Excluir
  20. Olá Patricia , quero comprar uma maquina de costura domestica , para fazer barra de calça jeans, colocar elástico e zíper nas roupas e malhas . Estou em dúvida entre a janome 2008 e a singer facilita 2818 qual a melhor? A janome tem acessórios e assistência técnica fácil? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Shirley, tudo bem?
      As duas máquinas são ótimas escolhas, mas recomendo a da Janome por ser uma máquina resistente e também por eu ter adquirido uma máquina com essa marca. Em relação a costurar malha, você deve usar a agulha certa, e a tensão de linha certa também. E a Janome vem com os acessórios sim e tudo mais, e em relação a assistência técnica, nunca precisei acionar, mas acredito que seja tranquilo :)

      Volte sempre querida, e espero ter ajudado!
      Super beijo!

      Excluir
    2. Tenho uma janome 2008 e costuro muito jeans, brim e até bolsas com mais de uma camada de lona. Sempre funcionou bem, mas peguei pesado nas costuras e por conta disso tive que levar pra consertar. Somente tinha uma loja da marca na cidade e ficava longe, mas descobri que as autorizadas Singer tem técnicos que fazem o concerto.

      Excluir
  21. Olá Patricia , quero comprar uma maquina de costura domestica , para fazer barra de calça jeans, colocar elástico e zíper nas roupas e malhas . Estou em dúvida entre a janome 2008 e a singer facilita 2818 qual a melhor? A janome tem acessórios e assistência técnica fácil? Obrigado

    ResponderExcluir
  22. Olá Patricia, eu gostaria de fazer barra de calça jeans, e costurar malhas (leve e mais elásticas), pregar elásticos, para uso domestico mesmo, a 2030qdc é boa? Tenho uma domestica da singer mas não costura malha, ela sempre pula pontos, mesmo com linha e agulha especial. Será que a 2030qdc não terei problemas com malhas?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Danielle, tudo bem?
      Então, eu tenho a Janome 2018DC e acho ótima, no caso a 2030QDC seria um modelo mais avançado com mais funções, e acredito sim que você não vai ter problemas para costurar malha. Mas, é estranho sua máquina não costurar malha, você já ajustou a tensão da linha? as vezes pode ser isso...

      Eu que agradeço querida, e volte sempre!
      Patria

      Excluir
  23. Boa tarde! Estou procurando uma máquina de costura e acabei chegando no seu blog. Esse post foi muito explicativo, obrigada! Mas eu queria uma máquina que costure jeans. Eu sou iniciante, e quero uma máquina apenas para fazer conserto de roupa (já que sou muito pequena e sempre preciso diminuir as minhas. Qual eu posso escolher para esse fim?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Hannah, tudo bem? ;)
      Que bacana saber disso, fico muito feliz!
      Pois bem, já que você quer uma máquina para conserto e costurar jeans, você deve investir em uma máquina forte e resistente. A que te indico é a Janome 2018DC, mas tem umas antiguinhas da singer, que são maravilhosas também. Te indico essas, porque tenho elas em casa, e não tenho do que reclamar, mas, lembrando que para cada tipo de tecido, se usa uma agulha e a tensão da linha diferente.

      Super beijo e seja sempre bem-vinda!
      Patria.

      Excluir
  24. Olá, tudo joia?
    Com a Janome 2030QDC consigo fazer capas de almofadas?
    E fazer barra de calças Jeans?
    A ultima dúvida é.. consigo trabalhar com malha para confecção de camisetas?
    Desde já um muito obrigado e ainda mais sucesso em 2016.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Moa, tudo bem? :)
      Esse modelo da Janome é possível fazer quase tudo, artesanatos, consertos e muito mais. E é uma máquina ótima e resistente, mas para a confecção de camisetas você precisa de uma overlock e uma galoneira, pois, a Janome não faz os pontos e acabamentos necessários para esse tipo de confecção, certo?

      Super beijo e muitos obrigada querida!
      Sucesso a ti também e feliz 2016!

      Patria.

      Excluir
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  26. A 2030QDC tem ponto overlock? Li numa especificação que essa maquina tem ponto tipo overlock, mas fiquei na dúvida quanto a esse "tipo". Seria um ponto parecido com overlock ou o próprio ponto overlock? Aproveitando, nunca costurei na vida, mas estou com a idéia fixa de ter uma máquina para ajustar minhas roupas (jeans, camisetas....) e fazer umas gracinhas, uns artesanatos, você acha que essa máquina aguenta o tranco, ou vc me indicaria outra, quem sabe mais barata? Parabéns pelo Blog.

    ResponderExcluir
  27. A 2030QDC tem ponto overlock? Li numa especificação que essa maquina tem ponto tipo overlock, mas fiquei na dúvida quanto a esse "tipo". Seria um ponto parecido com overlock ou o próprio ponto overlock? Aproveitando, nunca costurei na vida, mas estou com a idéia fixa de ter uma máquina para ajustar minhas roupas (jeans, camisetas....) e fazer umas gracinhas, uns artesanatos, você acha que essa máquina aguenta o tranco, ou vc me indicaria outra, quem sabe mais barata? Parabéns pelo Blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vivi, tudo bem?
      Então, tanto o modelo 2018DC quanto o 2030, possui esse ponto ''tipo overlock''. Esse ''tipo'', é que ele lembra um ponto da overlock (é um ziguezague com um ponto reto paralelo), esse ponto é elástico, e especial para tecidos que são elásticos (malhas). Já o ponto da própria overlock, é totalmente diferente, sem contar que a overlock corta o tecido ao mesmo tempo que costura. Se você adquirir essa máquina da janome, apesar de cara, vai valer super apena, pois tenho a 2018DC e me ajuda muito, além de ser resistente. Eu que agradeço querida e espero que tenha esclarecido sua dúvida!

      Super beijo,
      Patria.

      Excluir
  28. A Janome 2030QDC tem ponto overlock? Li uma especificação que tem ponto tipo overlock, mas fiquei na dúvida desse "tipo". Seria algum ponto parecido com overlock? Obrigada. Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vivi. Eu tenho uma Janome 2030QCD. O ponto overloque dela é um zigzag junto com uma costura reta ao lado. Parece um overloque mas não é, só serve pra acabamento.
      Se você for costurar um pano maleável, como moletom por exemplo, ele não vai servir.
      Espero ter ajudado!

      Excluir
    2. Corrigindo: "Se você for costurar um pano maleável, como moletom por exemplo, ele VAI servir."

      Excluir
    3. Com o ponto tipo overlock até pode servir, mas o acabamento não fica bom, não se compara com o ponto da overlock.

      Excluir
  29. Oi Patricia!
    Depois de muita pesquisa optei por comprar minha Janome 2030QCD. É minha primeira máquina de costura (aprendi na ponto reto singer da minha avó) e estou APAIXONADA por ela!
    Faço trabalhos de artesanato e ela costura facilmente vááárias camadas de feltro, ou ainda tecido + feltro + (pasmem) plástico!
    É ótima pra fazer quilting também!
    Amo minha máquina! Ela é robusta, não trepida, e suuuper silenciosa! Costuro ás vezes até 3h da manhã, sem encher o saco dos vizinhos (moro em apartamento).
    Obrigada pelas dicas! Você também participou da minha decisão rsrs
    Beijos!
    Tati Tagliari!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tati, tudo bem?
      Que demais poder saber tudo isso, e ainda mais por saber que pude ajudar. Não tem coisa melhor do que ter a máquina dos nossos sonhos e poder fazer mil e uma coisas com ela, é tudo de bom, até mesmo às 3h da manhã rsrs
      Fiquei muito feliz com seu comentário, e desejo muitas costurices na sua vida!
      Super beijo,

      Patria.

      Excluir
  30. Meninas, muito obrigada pelas informaçoes e atenção. Vcs me ajudaram muito. Beijos

    ResponderExcluir
  31. Olá, Patrícia;
    Quero comprar uma maquina pra fazer uns artesanatos por hobby, pois adoro!
    Vou optar pela Janome, seu blog me ajudou muito! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Audra, tudo bem?
      Que demais, adoro fazer artesanatos também, e por isso comprei a janome 2018DC. Você vai amar as máquinas da Janome, tenho certeza rs
      Fico feliz em saber que pude te ajudar!
      Seja sempre bem-vinda,
      Beijos querida!

      Excluir
  32. Oi Patricia! Parabéns pelo blogue, muito legal! Queria fazer uma pergunta meio estranha...comprei minha máquina de costura, mas não tenho um móvel para colocá-lá. Fiquei na dúvida de qual seria mais adequado pra aguentar a máquina e pra trabalhar nela. Não queria aquelas que tem um buraco pra encaixar porque a máquina que comprei tem braço livre, mas nem sei se atrapalha mesmo. Pode me dar uma luz? Como é a sua mesa? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juliana, tudo bem?
      Primeiramente, muito obrigada, fico feliz em saber que gostou do blog. Ah que isso, sua dúvida não é estranha, e sim importante. A minha máquina também tem braço livre, e a mesa que uso, é tipo aquelas de escritório bem compridas, pois ter uma mesa com um espaço generoso para a máquina, ajuda muito na hora de costurar, não deixando o tecido cair e pesar, e ter problema na costura depois. Então se você puder investir em uma mesa assim, ou que não seja tão pequena, vai te ajudar muito. E aquelas com buraco, para máquinas que tem braço livre, atrapalham e nem tem como utilizar o braço livre...

      Eu que agradeço querida e seja sempre bem-vinda!
      Beijos,
      Patria.

      Excluir
  33. Oi Patrícia, preciso de uma máquina que faça caseado ou ponto parecido,num preço bom,pois faço bonecos de feltro.Qual vc me indicaria?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Azenate, tudo bem?
      Olha, os modelos que conheço, que são bons e que tem o ponto caseado é o da Singer Brilliance 6160, e a Janome 2018DC. O resto é tudo máquina mais avançada, com muitas funções e que tendem a ser mais caras. Mas olha, compensa muito o investimento, ainda mais pra você que faz artesanatos, te dará mais possibilidades :)

      Beijos querida e seja sempre bem-vinda!

      Excluir
  34. A maq. Janome 2030, tem no mercado mas, no site da janome, está fora de linha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcia, tudo bem? Pois é, acabei de conferir aqui, mas pelo menos ainda tem a 2018DC que tem menos pontos, mas que também é ótima. Obrigada por avisar, irei atualizar o post :)

      Beijos e seja bem-vinda sempre!
      Patria.

      Excluir
  35. Oi Patricia, que bom ter encontrado o seu blog!!!!!! Rs
    Eu amo o universo do vestuário feminino, nunca fiz curso de costura, mas sempre me arrisquei na máquina da minha mãe, e o pouco que sei aprendi nas tentativas, erros e acertos.
    Sou muito detalhista, e infelizmente rsrsrs sou apaixonada por roupas com caimento e acabamento perfeitos... Sofro muuuuito para conseguir isso na singer basiquinha. Rsrsrs Quando vi alguns vídeos com a Janome 2030 e a variedade de calcadores e o que podem realizar... eu simplesmente fiquei apaixonaaaaaaaada!!!!!
    Porém, começou minha saga para descobrir dentre as outras opções da Janome, qual seria a ideal para mim.
    Estou "sentindo" que a 2030 é uma boa opção para quem faz mais artesanato, mas você tbm falou que ela tem algumas "tecnologias" a mais do que a 2018.
    Estou numa duvida terrível.... Me ajuda fazendo favor!!!!!! Rsrsrs
    O estilo de roupa que eu gosto de fazer, apesar de ainda serem peças simples por não ter muita experiência, são no estilo clássico, mais elegante sabe?!
    Então, além de um bom molde, uma costura impecável, às vezes vou querer fazer aplicações de renda, alguns pespontos...
    Qual máquina vc acha que atenderia essa necessidade?
    Preciso de uma 2030 ou pode ser outra?

    Espero ansiosa a sua resposta rsrs
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Valéria, tudo bem?
      Foi de encher os olhos poder ler o que você escreveu e fiquei imaginado tudo aqui rsrs E o impressionante é saber que você nunca fez curso e sempre teve contato coma a costura, isso mostra que você tem o dom na coisa rsrs.
      Eu também sou muito detalhista e sempre sofro com isso rsrs, mas uma coisa garanto que, aprender com os erros na costura, é primordial para poder aos poucos poder chegar perto da perfeição, e ainda mais com tanta coisa para facilitar a nossa vida hoje em dia, é mais uma forçinha para sempre insistirmos rsrs
      Em relação em você estar em dúvida de qual máquina comprar, entendo perfeitamente isso, mas a 2030 além de muitas funções, ela está fora de linha, o que acaba ficando difícil de encontrar no mercado ): Mas como você quer fazer roupas com esse tipo de modelo, você irá precisar de uma máquina que tenha os pontos essenciais (reto e ziguezague) e os flexíveis (para costurar malha e aplicar elástico) sem contar que usando a agulha de numeração certa para cada tecido e a tensão da linha, também influenciam em uma costura perfeita. Então a que recomendo é a Janome 2018DC, a 2030QDC (se vc achar) ou a Janome 3160QDC. Mas se você já tem uma máquina da Singer, tipo da linha facilita, eu recomendo você comprar uma overlock caseira, que aí já vai ser perfeito para você rs

      Se caso você achou outro modelo, me manda para eu dar uma analisada e aí a gente vai se falando...
      Super beijo e perdão pela demora em responder ):
      Patria.

      Excluir
  36. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  37. Quero a sua ajuda patrícia sobre a singer 138,00 e que quero comprar mas preciso da sua ajuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria, tudo bem?
      Tentei procurar esse modelo mas não achei, então se puder, me manda no e-mail patriadacostura@gmail.com fotos, e mais detalhes sobre ela. E também pode mandar sua dúvida referente a máquina!
      Fico no aguardo ;)

      Beijos!

      Excluir
  38. Quero a sua ajuda patrícia sobre a singer 138,00 e que quero comprar mas preciso da sua ajuda

    ResponderExcluir
  39. Oi Patricia, amei seu blog.
    estou sem saber o que fazer, quero muito comprar uma maquina boa, forte e que costura tds tipos de tecidos.
    estou aprendendo a costurar e quero fazer de tudo um pouco, entende?
    estou em duvida entre a Janome 2030, ou a Janome 3160, ou a Singer superb 2010. o que vc me fala da Singer superb? obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Silvia, tudo bem?
      A escolha da máquina a gente também escolhe pela frequência que a gente vai usar ela, já que você quer costurar de tudo um pouco, essas 3 máquinas são ótimas, só a Janome 2030 que está fora de linha. Máquinas eletrônicas domésticas da janome, Singer e brother são tudo de bom, mas, se você for utilizar com muita frequência, o ideal é você investir em uma máquina industrial também: como a overlck e a Reta industrial.

      Eu que agradeço querida, beijos!

      Excluir
  40. Oi patricia.. quero fazer calcinhas de bebe customizadas.. sabe qual maquina mr indicar para este tipp de confeccao?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dii, tudo bem?
      Para esse tipo de confecção, você vai precisar de uma overlock, uma galoneira e uma máquina com várias funções(doméstica), e todas elas podem ser domésticas, e recomendo marcas como Janome, brother e Singer. Beijos e sucesso a você e seu trabalho!!!

      Excluir
  41. Oi patricia.. quero fazer calcinhas de bebe customizadas.. sabe qual maquina mr indicar para este tipp de confeccao?

    ResponderExcluir
  42. Olá Patricia!Adorei seu Blog. Faço costurices e tenho uma chinezinha que vou doar (não aguento mais), portanto gostaria da sua orientação na escolha de uma overloque para uso doméstico.Ficarei muito agradecida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria, tudo bem? que bacana, doa ela sim, se possível, se na sua cidade tiver uma instituição de cursos de costura onde dão cursos gratuitos, sua máquina será muito bem-vinda e ajudará muitas pessoas. :)
      A overlock que recomendo para uso doméstico, é uma da Singer, chama-se ultralock, e também tem a da Janome. Elas são bem caras, mas para uso doméstico são ideais :)

      Beijos querida!!!

      Excluir
  43. Boa noite Patricia!!
    Eu trabalho com artesanatos, faço bolsas, linha térmica, necessaires... Estou precisando trocar de máquina, pous tenho uma singer antiga e é muito basiquinha. Trabalho todos os dias pelo menos umas 9 horas. Eatou em dúvida pela Janone 2018 e a Singer Facilita pro 2918. Qual vc acha que é mais forte e aguenta mais o tranco?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Graziela, tudo bem?
      ai que bacana, adorooo artesanatos!
      Olha tanto uma quanto a outra serão boas escolhas, eu ctenho aqui uma máquina facilita da Singer, e também tenho essa da Janome, e as duas são ótimas. A diferença é que uma tem mais recursos que a outra. Beijos e espero ter ajudado :*

      Excluir
  44. Boa noite Patricia!!
    Eu trabalho com artesanatos, faço bolsas, linha térmica, necessaires... Estou precisando trocar de máquina, pous tenho uma singer antiga e é muito basiquinha. Trabalho todos os dias pelo menos umas 9 horas. Eatou em dúvida pela Janone 2018 e a Singer Facilita pro 2918. Qual vc acha que é mais forte e aguenta mais o tranco?

    ResponderExcluir
  45. Olá, Patrícia

    Estou numa dúvida cruel. Estou aprendendo a costurar, (fazendo alguns mimos para o filhote). Já tenho uma singer facilta 4411 e estou satisfeita. Agora tou querendo comprar uma overlock, mas fico na dúvida entre a singer e janome. Se possível, me dê uma opinião. Bjss
    Obg

    ResponderExcluir
  46. Olá, Patrícia

    Estou numa dúvida cruel. Estou aprendendo a costurar, (fazendo alguns mimos para o filhote). Já tenho uma singer facilta 4411 e estou satisfeita. Agora tou querendo comprar uma overlock, mas fico na dúvida entre a singer e janome. Se possível, me dê uma opinião. Bjss
    Obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii, tudo bem? ai que bacana, você vai amar esse universo!!! Sobre sua dúvida, você pode escolher tanto uma quanto outra, as duas são ótimas, conheço pessoas que tem essas máquinas, e que recomendam muito ;) beijos ;*

      Excluir
    2. Obrigada pela atenção!
      Abraços!

      Excluir
    3. Olá,Patrícia


      Eu comprei a janome 8002 e fiquei toda empolgada. A primeira linha é meio complicadinha para colocar, no início,mas já faço sem problemas. Estou dificuldade mesmo é para ajustar os pontos, pois qdo a malha é fina ficam folgados. Já mexi tanto,mas ainda n consegui ajustar um bom ponto. Obrigada pela atenção. Bjs

      Excluir
  47. Olá Patricia!
    Amei seu blog, descobri pesquisando maquinas.
    Então tenho uma Elgin Genius Jx 4000, e gostaria de uma máquina para costurar para mim mesma, ajustes criação, customização e artesanato. Mas meu marido disse que se eu quiser outra terei que vender esta. Comecei á umas semanas um curso de corte e costura e estou gostando já fizemos até uma saia, e lá todas as máquinas são Singer, e eu amei costurar nelas achei mais macia rsrs. E estou pesquisando, gostei da Singer Stylist e da brother Sq 9000. Mas não sei se são indicadas, pois vi um video dizendo que as máquinas eletrônicas são mais frágeis. Gostaria muito de uma luz. Obrigada

    ResponderExcluir
  48. Olá Patricia!
    Amei seu blog, descobri pesquisando maquinas.
    Então tenho uma Elgin Genius Jx 4000, e gostaria de uma máquina para costurar para mim mesma, ajustes criação, customização e artesanato. Mas meu marido disse que se eu quiser outra terei que vender esta. Comecei á umas semanas um curso de corte e costura e estou gostando já fizemos até uma saia, e lá todas as máquinas são Singer, e eu amei costurar nelas achei mais macia rsrs. E estou pesquisando, gostei da Singer Stylist e da brother Sq 9000. Mas não sei se são indicadas, pois vi um video dizendo que as máquinas eletrônicas são mais frágeis. Gostaria muito de uma luz. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii, tudo bem? ai que bom que me achou, fico feliz ;)))
      Então, pesquisei sobre essa máquina da Elgin e ela tem 14 pontos, caseado automático e tudo, e vai dar pra você fazer tudo o que deseja com ela, dentro do que você me disse. Realmente máquinas da Singer são muito boas, e sobre as eletrônicas elas são indicadas sim, mas é preciso um cuidado a mais por ser eletrônicas. Se eu fosse você começava com essa máquina, e esperava mais um pouco para comprar outra.

      Beijos e espero ter ajudado! ;***

      Excluir
    2. Obrigada por me responder!!!! Vou seguir a sugestão. Grande beijo

      Excluir
  49. Qual a melhor entre a facilta super e a brilhance???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thayna! a diferença é que uma tem mais recursos que a outra, no caso a brilhance tem mais recursos que a linha da facilita. Beijos!

      Excluir
  50. Oi , boa noite, tudo bem? Minha dúvida com relação a compra da máquina é bastante objetiva...Janome 2018 ou 2030qdc? Quais as diferenças entre as duas? Vi aqui dizer que a Janome 2030 está fora de linha mas no site da Janome não consegui achar esta informação...poderia me orientar, por favor? Muito obrigada, bjs..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciana, tudo ótimo e contigo?
      Sobre sua dúvida, a diferença entre os dois modelos, é que a Janome 2018 tem menos recursos que a Janome 2030QDC, esses recursos são na questão de quantidade de pontos, de caseados e tudo mais, o que também diferencia no preço entre elas. E a máquina que está fora de linha, como disse a Iasmin no comentário abaixo, é a Janome 2030DC, e não a 2030QDC.

      Eu que agradeço e espero ter ajudado!
      Patria.

      Excluir
  51. Então, a máquina que saiu de linha é a Janome 2030dc e não a Janome 2030qdc...esta última ainda tem. Bj.

    ResponderExcluir
  52. Olá Paty, tudo ?
    Poderia tirar uma dúvida?
    estou em dúvida entre a 6160 e a 6180 da singer...quero investir em artesanatos e quem sabe umas reoupinhas
    quero saber se elas são leves e quero uma silenciosa, uma vez vi um comentário dizendo que a 6160 é barulhenta e que não dá p trabalhar na madrugada.
    você sabe me dizer se vale a pena
    bjos Mel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi mel, tudo e você?
      Sobre sua dúvida, eu tenho uma janome eletrônica, e ela faz um barulho comum de máquina doméstica, que acaba não sendo tão silenciosa, é uma característica das máquinas domésticas, pois já tive várias. E para o tipo de coisa que quer produzir, essas máquinas seriam ótimas, por conta dos diversos pontos que elas tem, e funções também. Essa questão do barulho é complicado mesmo, eu tenho duas máquinas industriais silenciosas com motor embutido, mas gastei uma nota por causa disso D:

      Beijos e espero ter ajudado.
      Patria

      Excluir
  53. Olá Patricia, tudo bem?
    Quero comprar uma máquina para costurar calças, camisas, e que também seja ótima para rebater elástico em lingerie, que por curiosidade comecei a fazer e gostei muito, tenho uma singer doméstica e uma overlock chinesinha, porem quero uma melhor e com mais recursos, qual máquina você acha melhor a singer tres pontinhos ou Janome 2030QDC e qual galoneira semi-industrial você indicaria, por favor me ajude, muito obrigada. Bjs

    ResponderExcluir
  54. Oiii tudo ótimo e contigo? A máquina que eu te indico nesse caso é a Janome 2030QDC, pois ela vai ter o ponto ziguezague 3 pontinhos e pontos para rebater elástico, o que não vai ser necessário você comprar uma só para esse tipo de função. Já sobre a galoneira, eu não conheço muito bem as que são semi industriais, mas conheço a Galoneira da janome que já ouvi falar muito bem. Espero ter ajudado, beijos enorme!!!

    ResponderExcluir
  55. Oi, a máquina overlock só faz um tipo de ponto? o 'overlock'? ou seja, so serve para acabamentos? fiquei confusa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dienifer, tudo bem? sobre sua dúvida, sim, a máquina overlock só faz um tipo de ponto e além de fazer o acabamento na lateral do tecido, ela é específica para tecidos com elasticidade, como os de malha que são mais conhecidos. Na costura existe vários tipos de máquina, e tudo vai depender do que você vai querer fazer para poder escolher as certas pra vocês ;) Beijos!

      Excluir
  56. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  57. Bom dia , menina !!! Estou muito feliz em encontrar você. Estava em dúvida em adquirir a Singer Stylit 7258 e a Janome 2030QDC , entretanto com todas as suas explicações , já me defini pela Janome 2030 QDC e uma novidade ótima , a 2030 , já está em circulação novamente. Na verdade eu queria comprar a Janome 4021 , mas o preço está inacessível. Uma pergunta , como faço artesanato , gostaria de saber se o ponto caseado , para usar em feltro fica próximo ao feito `a mão. Muito grata por sua atenção e aguardo resposta , ansiosa por sua resposta. Bjs . Bertila.

    ResponderExcluir
  58. Oiii Bertila querida, tudo bem?
    As vezes demoro um pouquinho nas respostas, mas respondo rsrs
    Obaaa, que bom que ajudei com explicações e saber que ja escolheu sua máquina. (uhuuu)
    Se eu pudesse comprava todas as máquinas da Janome rs, mas me contento com minha 2018DC <3
    Sobre o pontinho caseado, ele é bem próximo ao feito à mão, mas você percebe que é feito pela máquina.

    Eu que agradeço viu?
    Grande beijo querida!
    Patria.

    ResponderExcluir
  59. Estava na dúvida entre a janome e a singer stylist, com seus comentários já sei qual escolher, tenho 2 da marca elgin, uma com mais de 40 anos e uma bella (bela porcaria), na época comprei pelo preço e não olhei o que ela fazia. Vou ficar com a janome então, obrigada pelas dicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Gislaine! que bom saber que já se decidiu pela máquina, e que tarefa difícil não? rs
      E as máquinas da elgin são boas, ainda mais se forem antigas, melhor ainda!
      Eu que agradeço querida e sucesso com sua nova máquina!

      Beijos!

      Excluir
  60. Oi eu sou keize
    Estou iniciando agora e nao sei costurar mas eu iria iniciar cm uma chinezinha er mais facil aprender nelas ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Keize! Siiim, a chinezinha é um pouco mais simples de entender do que as overlocks industriais e grandes, mas muita coisa nela tem relação com as outras. O ideal é você já começar com a mais difícil, por que ai depois com a mais fácil, vai mais rápido ;)
      Beijos e sucesso! :*

      Excluir
  61. Boa noite Patricia. Estou procurando uma maquina de costura pra minha mãe, dei umas pesquisadas porem como não entendo muito fiquei com duvidas.
    Minha mãe faz vagonite em panos de prato, porem agora ela quer fazer toalhas e a maquina dela não esta funcionando. Qual você me indicaria, pra costurar panos de prato e toalhas de banho? Uma que seja resistente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii bom dia!
      que bacana, não conhecia o vagonite, bem legal!
      A máquina que eu indico pra ela, é a facilita da SINGER(está nesse post), eu tenho e é muito boa, mas se a produção dela for muita, ela irá precisar de uma industrial.
      Beijos e sucesso a sua mãe! :***

      Excluir
  62. Gosto de fazer bolsas em tecido, mas a máquina que tenho (Elgin decora jx 2080)não me ajuda, que máquina você indica? Faço outras costuras também

    ResponderExcluir
  63. Gosto de fazer bolsas em tecido, mas a máquina que tenho (Elgin decora jx 2080)não me ajuda, que máquina você indica? Faço outras costuras também

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! indico todas a segunda, a terceira e quarta máquina desse post, é só voltar lá em cima e você vai saber um pouco sobre elas, são ótimas, e perfeitas para o que quer fazer ;)

      Beijos e sucesso! ;*

      Excluir
  64. Olá Patricia, adorei seu blog. Estou pensando em comprar uma máquina de costura para presentear a minha mãe no Natal. Não tenho qualquer experiencia, estou fazendo pesquisa, mas está difícil de escolher. Sei que ela vai querer fazer bichinhos e colchas para os netos, pequenos consertos e toalhas de mesa por exemplo. Havia escolhido a Singer Fashion 4205, encontrei usada com um preço interessante. Mas fui ver e tem um monte de reclamação, dizendo que é fraca, não tem conserto e dá muito problema. Fiquei com medo. Lendo seu Blog, comecei a pensar que devo investir um pouco mais (ainda que 10x no cartão) e estou pensando na Facilita Pro 2918, que tem o braço solto ou na Janome 2008 S. Minha pergunta é... ela faz patchwork? Dá pra fazer pequenas colchas com ela? Entre estas 3 máquinas que falei, qual você escolheria, para uma pessoa que talvez use a máquina umas 2 horas por dia e faça os trabalhinhos que falei... Obrigada! Rebeca - AH! Parabéns pelo blog, muito esclarecedor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Beca!
      sobre sua dúvida e sobre a descrição dos trabalhos que sua mãe faz, você escolhendo a facilita da singer ou a 2008s da janome, já irá satisfazer a imaginação dela rs os pontos que essas duas máquinas tem, dá pra fazer bastante coisa, inclusive tenho uma facilita aqui, e uma janome também, e nunca me deram problema. Sua mãe deve saber varias coisas sobre costura, e tenho certeza que uma dessas máquinas vai atender bem o que ela quer e claro, os cuidados e manoseio certo influenciam muito na resistência dela.

      Espero ter ajudado e agradeço de coração pelo reconhecimento <3
      Beijo enorme,
      Patria.

      Excluir
  65. Olá Patricia, acho que encontrei você como a maioria das meninas - tentando escolher uma máquina de costura. Faço artesanato e bordo a mão os caseados. Ontem meu marido me deu de presente uma máquina e preciso de sua opinião.Me sugeriram a Janome 3160 e achei o preço alto.
    Você acha que preciso deste modelo?
    O que ne diz da máquina?
    Aceito sugestões.
    Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Marisa!
      sobre sua dúvida na escolha da máquina, realmente esse modelo da janome é bem caro, por conter uma infinidade de funções. Mas a que te indico e que dá pra fazer bastante coisinha, inclusive artesanato, é a janome 2018DC, eu tenho ela aqui é tem o ponto caseado para patchaplique, sem contar que é um pouco mais em conta.
      Agradeço o reconhecimento e espero te ajudado,
      Beijo enorme,
      Patria.

      Excluir
    2. Muito obrigada pela dica.Acabei ganhando uma 2030, terei a mesma satisfação?
      Enfim fiquei feliz com o presente e sempre estarei te seguindo.
      Abração.

      Excluir
  66. Só para complementar,eu quero fazer o que a mãe da beca(post acima) faz e também a parabenizo pelo blog e pelas informações prestadas com carinho a nós. Novas e estusiasmadas costureiras...rsrsr

    ResponderExcluir
  67. Olá Patricia, sou principiante e gostaria de uma maquina para fazer patchwork, artesanatos em geral e pequenas coisas para casa como lençóis, almofadas, cortinas... Já li bastante e sempre vejo a indicação de começar com uma maquina básica, mas no momento eu posso fazer um investimento razoável e gostaria de comprar uma maquina pra casar. Estou em dúvida entre uma singer patchwork 7285 e uma janome 3160QDC, a singer tem mais recursos, mas percebi que a janome é mais robusta, aguenta tecidos mais grossos e dá menos manutenção. É isso mesmo? a janome é uma melhor escolha? Agradeço sua orientação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii! Quando queria compra uma máquina nova, fiquei na mesma dúvida que você e optei pela Janome. Porém as máquinas na Singer são ótimas também. Já que você é iniciante e pretende fazer esses tipos de costura, é bom ter uma máquinas com algumas funções a mais. No caso da manutenção, dá uma olhada nos modelos da máquina como que funciona a assistência e pesquise saber outras pessoas que tem o mesmo modelo. Indico a Janome pois tenho uma em casa, e nunca tive problema, mas com os cuidados certos, ela aguenta bem ;) Beijos e espero ter ajudado.

      Excluir
  68. Boa tarde!

    Patricia.

    Gostaria de saber qual maquina você me indica para costurar malha (roupa de cama)?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Silmara, tudo bem?
      as máquinas que indico para costura de malha, estão neste post com todas as especificações. Mas, geralmente para roupa de cama se usa mais o tecido de poliester e o de algodão, como o tricoline, pois não esticam e caem melhor para o travesseiro e cama. :)

      Eu que agradeço, beijos :***

      Excluir
  69. olá Patricia gostaria de saber se a janome 2018 trepida muito pq compreii a singer plus e nossa... dificil costurar c ela pq trepida demais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii! esse trepidar, seria o barulho que ela faz? porque máquinas domésticas geralmente são barulhentas mesmo...

      Excluir
    2. Bom dia...Não é o barulho ...ela trepida. ..mas já resolvi..troquei pela janome 2030qdc. ..estou feliz agora graças às suas dicas.obrigado gostaria de saber sobre o calcador com corte para overloque..

      Excluir
    3. Oiii Luzinete! ah que bom que resolveu o problema e fico feliz em ajudar :)
      Sobre o calcador, ele serve sim em máquinas da JANOME, só na janome MINI que não.
      Beijos e sucesso!!!

      Excluir
  70. Olá Patricia! Muito uteis suas dicas. Obrigada!!
    Estou fazendo um curso básico de costura e estou adorando. Agora quero uma máquina.
    Sinceramente ainda não sei em que vou me aprofunda. Talvez patch, mas gostaria de fazer peças como blusas para mim.
    Neste caso qual seria melhor... A Janome 2008 ou a 2018? Como ainda não tenho muita prática, fiquei indecisa, pois ambas são tão parecidas...
    Obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii!
      ai que legal, isso ai, cursos são ótimos para o aprendizado!!!
      Sobre sua dúvida, tanto uma como a outra serão excelentes escolhas, a diferença é que uma é eletrônica e outra mecânica, uma tem mais recursos e outra menos. E isso se baseia em tudo que disse no post e vídeo :)

      Beijos e obrigada você querida!!!

      Excluir
  71. Oi Patricia, tudo bem?
    Atualmente faço trabalhos em couro e estou pensando em fazer a costura numa máquina, visto que até então costuro tudo à mão. Você sabe que máquina seria apropriada para trabalhar com couro? Ah... vale ressaltar que utilizo um couro chamado vaqueta (que é considerado fino/médio), e não aqueles couros de selaria.
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii! para esse tipo de trabalho, você pode optar uma reta industrial, e pedir ao vendedor que deixe regulada para tecido pesado, assim como fiz, pois ela fica mais forte na costura. Outra coisa é usar um pé calcador específico para couro, que faz deslizar melhor. Outra coisa é a agulha, de numeração 16. Como você disse que esse tipo de couro é fino/médio, acredito não ter a necessidade de ter aquelas máquinas que os sapateiros usam, sabe?
      Espero ter ajudado :)

      Patria.

      Excluir
  72. Patricia, bom dia!
    É permitida a reprodução do conteúdo do blog em cursos técnicos da área, em apostilas e afins?
    Desde já lhe agradeço pelas informações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Robson! te respondi melhor no e-mail. Abraços!

      Excluir
  73. Boa tarde Patricia tudo bem?
    Quero comprar uma máquina de costura silenciosa, pois moro em apartamento, e qualquer barulho os vizinhos reclamam rsrs. Você tem alguma para me indicar? Desde já agradeço.

    Vanessa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii vanessa! olha, todas as máquinas que tive contanto até hoje, fazem um certo barulho, principalmente as domésticas, e fica difícil eu te indicar uma que seja melhor nesse quesito. Vou pesquisar e te aviso, mas é difícil viu! :(

      Beijos e agradeço o contato =**

      Excluir
  74. Bom dia!
    Estou querendo comprar mmas não encontro comentarios sobre a overlock phonner lf 238. Recomenda esta maquina?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii! pelo que pesquisei sobre essa máquina, ela se encaixa na mesma da chinezinha, o que faz dela ser semi-industrial. Indico para pequenas e médias produções. Não é uma máquina ruim, mas deve tirar as dúvidas com o comprador, caso for usada. beijos ;*

      Excluir
  75. Oi!! Amei seu blog. Estou em dúvidas entre uma janome 2018 e a 2030QDC. Falam muito que pega muita manutenção e é cara..me oriente por favor..desde já grata.bis.

    ResponderExcluir
  76. Só pra pra me explicar melhor,a mautenaçāo é cara..tem em relação ao peso bruto do produto..qto mais pesado mais resistente? Pq tem umas com o material interno melhor né? Gostaria que me explicasse sobre a janome 2030QDC..obrigada.bjus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Marta, tudo bem?
      Sobre sua dúvida, as duas máquinas são eletrônicas, e máquinas como essa precisa ter um cuidado dobrado pois são feitas de um material mais inferior comparado a máquinas mais antigas. Porém, muitas vezes, o que dá manutenção é o mal uso da máquina, por exemplo, usar a agulha errada, colocar a agulha de forma errada, falta de limpeza e passagem incorreta da linha, tudo isso e entre outros causam danos à máquina. Máquinas da Janome são ótimas, e aconselho ver se tem a assistência da janome ai na sua região caso precisar um dia. E sobre a 2030QDC tem muito mais funções do que a 2018DC, o que é possível ver a diferença no preço também.
      Espero ter ajudado e agradeço por saber que gostou do blog, beijos :*

      Excluir
  77. Oi Patrícia, boa tarde! Preciso comprar uma máquina de costura para concertos de jeans e tecido mais grosso.Adoro a marca janome mas aqui onde moro só tem assistência técnica da singer.Sendo assim tem que ser da singer mas não sei qual é o melhor modelo. Agradeço desde de já sua dica é atenção. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii, tudo bem?
      Para o seu caso indico a linha da Facilita da singer, são máquinas ótimas, inclusive eu indico ela no post, é só conferir e ler um pouco sobre ela mais acima ;)
      Eu que agradeço querida, beijos =*

      Excluir
  78. Oi Patrícia. Vc sabe se a Elgin Genius JX 4000 faz barra de calça jeans? Vou usar a máquina para consertos domésticos nas roupas da minha família. Por falta de conhecimento ou intuição acho que as máquinas eletrônicas dão mais manutenção. Isso tem nexo. Obrigada e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rose, tudo bem? Sim ela costura jeans sim, mas é preciso regular a máquina antes usando a agulha certa para esse tipo de tecido (n°14 ou 16) e tensão da linha adequada para o tecido. As máquinas eletrônicas são feitas de um material mais inferior comparado a máquinas antigas, mas são máquinas boas sim, o que leva muito à manutenção também é o mal uso dela.
      Eu que agradeço pelo reconhecimento, beijos querida =*

      Excluir
  79. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  80. Ola , gostaria de saber uma máquina de costura para o tecido de Dracon com 6 onças, qual seria a máquina apropriada ???

    ResponderExcluir
  81. Bom dia TD bem? Patrícia, não conheço a marca janome, tenho uma Singer facilita (pedal) e gosto de as vezes me arriscar no patchwork e outros bordados. Por isso estou querendo me aprofundar mais em pontos decorativos etc. Sem esquecer claro de Panasonic costuras e ajustes. JA ouvi bem tbm dá marca brother sq9000. Vc indicaria ela? Pra fazer algo pesado com mantas e algodão, ela aguenta? Ou poderia me indicar outra. Desde já obrigada....

    ResponderExcluir
  82. Olá querida, como vai? Procurando me decidir por uma máquina, te achei...rs. Estou tentando decidir entre a Singer Ultralock 14SH754 e a Janome OverLock 8002D. Seria para consertar roupas da família, costurar moletons, camisetas, colocar punho em calças e blusas de moletons, consertar minhas calças leggings e até fazer algumas, enfim, pra uso doméstico mesmo. Qual você me indica? Agradeço a ajuda. Beijocas!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você por acaso já costurou alguma vez na vida? Máquinas de costura e de overlock/ultralock não são a mesma coisa, funções diferentes para coisas diferentes. Se você deseja criar roupas, por exemplo, não adianta ter só uma máquina de overlock, rsrsrs.

      Excluir
  83. Ola Patricia,você falou tanto da Janome, tenho uma Brother 4500,uma Singer Facilita Plus e uma semi industrial "Chinezinha", que atualmente está aposentada, depois que vieram os calcadores de overlock para máquina doméstica, ela perdeu a vez, kkkkk, mas queria saber sua opinião sobre estes pe calcadores que estão surgindo para adaptarmos em máquinas domésticas.Será que eles não forçam demais a configuração das máquinas eletrônicas? Alguns tipos uso na Singer, pois troquei o suporte para troca rapida, outros na Brother.

    ResponderExcluir
  84. Oi, Patrícia. Fiquei feliz de achar seu blog, pois estou em dúvida sobre a máquina de costura que vou comprar. Quero fazer consertos e roupas para a família, além de patch aplique e patchwork. Você acha que a Janome 2018 me atenderia? Parece que ela tem somente um ponto caseado para patch aplique, você acha que é suficiente?
    Agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
  85. A pessoa quer ter um blog e escreve coisas como "artezanato", rsrsrs. Desculpa a grosseria, mas é realmente tosco uma blogueira escrever assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se todo blogueiro(a) tivesse de fazer um curso de língua Portuguesa para escrever/falar corretamente, não teríamos a possibilidade de aprender tanto na net.

      Excluir
  86. Oi Patrícia já costuro a algum tempo com uma singer 2968 ,preciso de uma boa máquina reta e uma overlock quais vc me indica? faço tudo um pouco e a que eu tenho deve descartar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii! ai que bacana, também faço de tudo um pouco rs Olha, eu indico uma reta da singer. eu tenho uma e é ótima, de overlock, indico da marca gency. yamatha, zoje, singer e siruba. Maaas não se desfaça da sua caseirinha, pois a gente sempre precisa dela rs Beijos ♥

      Excluir
  87. Olá Patrícia!! Td bem? Adorei seu blog! Parabéns! Viu, estou na duvida entre a Janome 3160qdc e a 4120qdc... sei que a diferença é o numero de pontos, mas isso nem uso tanto... os da 3160 estariam de bom tamanho. No entanto, a 4120 é mais forte para varias camadas ou é a mesma coisa? Porque se for mais forte, acho que vale o investimento.
    Obrigada, Abraços!!!

    ResponderExcluir
  88. oi por favor me ajude,preciso comprar uma maquina reta industrial mas tenho duvidas gostei da Siruba L917-MI o que vc acha?

    ResponderExcluir

Postar um comentário